Dentro da ferramenta Sprints é possível também utilizar o quadro no formato Kanban, as colunas são totalmente personalizáveis, dessa forma qualquer tipo de projeto poderá ser aplicado para observar as tarefas que estão sendo desenvolvidas.
Sobre o Kanban
Do japonês, Kanban se traduz literalmente como placa de sinalização ou sinal visual. O quadro Kanban mais simples tem três colunas – “Ordenado”, “Em andamento” e “Concluído”. Quando construído e gerenciado adequadamente, pode servir como um hub de informações em tempo real, destacando gargalos no sistema e quaisquer outros fatores que possam dificultar as práticas de trabalho.
A flexibilidade do Kanban permite trabalhar com processos, sistemas e fluxos de trabalho existentes sem interromper o trabalho que já foi concluído com sucesso. Obviamente, ele destacará questões que precisam ser abordadas e ajudará você a avaliar e planejar mudanças para tornar sua implementação o mais suave possível.
Criando seu próprio Kanban
Para a visualização do Quadro, é necessário que exista ao menos um item de trabalho atrelado à uma sprint na Lista de pendências do Sprint, além disso a sprint deve ser iniciada no botão Iniciar como o exemplo abaixo:
Logo após, basta acessar o menu Quadro na barra lateral esquerda.
Abaixo pode ser visto o funcionamento do quadro, nele é possível mover as tarefas de acordo com o seu status, o padrão do quadro vem com os três principais status, To do, In Progress e Done.
Os status são personalizáveis é possível adicionar novos de acordo com a sua necessidade. Para a criação de novos status, basta acessar as configurações do projeto.
Na tela de configurações, acesse o menu Status do Cliente na barra lateral esquerda e adicione os seus status personalizados.