Manual de Integração Zoho Mail com Zoho CRM

Manual de Integração Zoho Mail com Zoho CRM 



*Esse manual tem como objetivo orientar sobre como fazer a integração do Zoho Mail com o Zoho CRM, os passos a seguir deve ser feito para cada usuário. Lembrando que os passos 1 até o 5 devem ser feitos somente para os usuários que possuem autenticação por 2 fatores, para usuários que não possuem essa autenticação pode começar o manual no passo 6.

1- Para usuário que possuem autenticação de 2 fatores, primeiro você precisará ir no Zoho Accounts para criar uma senha de aplicativo. Faça o login ou faça a autenticação se pedir. Segue um exemplo:

2- Após entrar no Zoho Accounts vá em “Segurança” na opção “Senhas do aplicativo”

3- Vá em “Gerar nova senha”

4- Determine o nome do aplicativo “Zoho Mail” e aperte em “Gerar”

5- Após apertar em “Gerar” irá aparecer a senha para que você copie, copie ela

6- Para darmos continuidade á integração do Zoho Mail com o Zoho CRM primeiramente precisaremos ir no CRM para fazer a sincronização com o Mail.

Iremos em configuração como mostra na imagem a seguir:

7- Em configurações vá em “E-mail”

8- Novamente vá em “E-mail”

9- Caso não exista nenhuma conexão, vá em “Iniciar” para criar uma

10- Após iniciar escolha o “Zoho Mail”

11- Em seguida aperte “Configurar” escolha a “Integração IMAP” e preencha os dados “Nome de exibição” da forma que preferir e “Endereço de e-mail” e a “Senha” do próprio usuário do CRM, caso seja o usuário com autenticação de 2 fatos no lugar da senha você irá colar a senha que copiamos no passo 5.

12- Após pressionar o “Configurar” novamente, iremos configurar o tipo de compartilhamento com base no usuário do CRM. Importante se atentar nessa parte pois, os usuários que são ADMINISTRADORES geralmente o compartilhamento é “PRIVADO”, ou seja eles verão apenas os próprios e-mails no histórico com os cliente. Já os VENDEDORES/COMERCIAL o compartilhamento é “PÚBLICO”, ou seja quem tiver acesso aquele registro terá acesso ao e-mail.

*Aviso: Evite usar a opção “Compartilhamento em nível de registro personalizado” pois ela não possui um funcionamento adequado.

13- Após essa configuração aperte em “Atualizar” para finalizar.

Agora os e-mail que foram trocados com uma determinada pessoa ficara disponível para visualização, como por exemplo no módulo “Clientes Potenciais” mostrado na imagem a seguir:

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