O teste A/B (também conhecido como “split testing“) é uma ferramenta para ajudá-lo a comparar duas versões diferentes de uma campanha de e-mail. Para executar um teste A/B, crie duas versões de um e-mail e atribua tráfego igual a ambas as versões. Quando o período de teste terminar, você verá qual versão teve mais aberturas e cliques.
Depois de ter os resultados, a versão vencedora pode ser enviada para o restante dos destinatários ou passar por mais experimentação iterativa para melhorar os resultados. Lembre-se de que o público-alvo geralmente se baseia em dados demográficos, geográficos e comportamentais, portanto, os resultados dos testes de um grupo podem não refletir as reações de outro.
Criando sua primeira campanha A/B
Em um teste A/B, você selecionará e revisará elementos de sua campanha de e-mail. Essa mudança pode ser qualquer coisa, desde um leve ajuste nos detalhes do remetente à linha de assunto ou até uma reformulação completa do conteúdo do e-mail. Envie o controle (versão original) para uma metade do grupo de teste e a variante para a outra metade.
Configuração:
- Selecione Campanhas na barra de navegação, e clique em Campanhas Avançadas.
- Clique em Criar Campanha.
- Vá até a categoria Teste A/B, é clique em Criar Nova.
- Coloque o nome da Campanha de Teste.
- Selecione os parâmetros de teste do seu e-mail, temos três opções:
- Assunto
- Detalhes do Remetente
- Conteúdo da mensagem de correio-e
- Escolha a proporção do grupo de teste.
- Decida como a campanha vencedora será escolhida, dentre as três escolhas dadas:
- Baseado em Taxa de Abertura: A versão com maior taxa de abertura será a vencedora.
- Baseado em Taxa de Cliques: A versão com maior taxa de cliques dentro da campanha será a vencedora.
- Manualmente: Selecione a versão vencedora manualmente, pelos relatórios do teste A/B.
- Selecione a duração do teste.
- Clique em Próximo. Os próximos passos podem variar, dependendo das suas escolhas.
Variantes
Usando detalhes do assunto ou do remetente como o parâmetro de teste:
- Insira a linha de assunto ou os detalhes do remetente para ambas as versões, dependendo do elemento de teste selecionado na página de configuração.
Usar conteúdo como elemento de teste
- Insira duas versões de conteúdo diferentes nas áreas de texto.
- Clique em Avançar para prosseguir.
Configurar Conteúdo
- Na página Conteúdo, selecione HTML e texto sem formatação ou HTML somente como seu tipo de e-mail.
- Escolha uma opção de conteúdo entre as seguintes seleções:
- Templates – crie um e-mail em HTML usando nossos layouts de modelo.
- Importar/Carregar – Importe um e-mail HTML existente e imagens como um arquivo .zip.
- Editor de HTML – crie um e-mail em HTML usando nosso editor de HTML.
- Importar da nuvem – Importe conteúdo de vários serviços de armazenamento em nuvem.
- Clique em Próximo.
Escolha os destinatários
Por fim, selecione uma lista ou segmento para receber sua campanha e clique em Continuar. A campanha de teste A/B agora será enviada para revisão. Assim que a revisão for concluída, você pode enviar a campanha.
Relatórios de Teste A/B
Assim que uma campanha de teste A/B for enviada, o grupo de teste será monitorado por suas aberturas e cliques. Você pode visualizar as métricas de cada versão em Relatórios de teste A/B. A versão vencedora será enviada aos demais contatos.