Compartilhamento de painéis e relatórios do Zoho Analytics

Relatórios elaborados para análise de dados são usualmente elaborados para o compartilhamento com outros colaboradores. No Zoho Analytics, esses painéis e suas visualizações podem ser compartilhados com outros usuários, além de terem a possibilidade de serem filtrados no momento do compartilhamento e outras configurações de permissão. Além disso, o Zoho Analytics permite o envio automático dos relatórios por email, seja para um usuário individual ou um grupo de usuários.

Compartilhamento

Uma das formas de se compartilhar um relatório para colaboração ou visualização é através do email. Isso pode ser feito com alguns cliques, a partir do modo de exibição do relatório ou painel a ser compartilhado, seguindo os passos abaixo:

  1. Clique no botão “Compartilhar” e em seguida em “Compartilhar essa visualização”.

Isso fará com que o Zoho Analytics abra uma janela para a configuração desse compartilhamento.

2. No campo “Insira os endereços de email ou os nomes de grupo“. Digite o email das pessoas ou o nome do grupo com que será compartilhado esse relatório. É possível ver os contatos já salvos no Zoho Analytics clicando em “Escolher usuários/ grupos

3. Clique em “Aplicar permissões e filtros” e em seguida em “Permissões” para marcar as permissões do usuário com quem está sendo compartilhado o relatório. Em seguida, marque as opções relevantes para o usuário com quem está sendo compartilhado.

Nessa parte se define se o usuário terá a possibilidade de editar as propriedades do relatório, bem como acesso aos dados subjacentes.

4. Clique em “Critérios de filtragem” caso seja necessário filtrar os dados com quem está sendo compartilhado. Os filtros são escritos como uma cláusula SQL de filtro, e é possível selecionar as colunas clicando no campo “Colunas” e pré-visualizar os resultados do filtro clicando em “Pré-visualizar“.

5. Clique no botão de voltar para terminar a configuração do compartilhamento.

6. Marque a opção “Enviar email de convite” caso deseje enviar um email com o link para o relatório. É possível editar a mensagem, mudar o assunto e enviar uma copia para si mesmo clicando em “Editar mensagem“.

7. Por fim, clique em “Compartilhar“. Para dar acesso ao usuário compartilhado ao relatório em questão.

Nesse caso é importante que o usuário com quem o relatório está sendo compartilhado tenha uma conta no Zoho Analytics. Essa conta pode ser criada gratuitamente na hora de acessar o relatório. O relatório ficará disponível para o usuário na aba “Compartilhado“, dentro da página inicial do Zoho Analytics.

Deixe uma resposta