Criação de Métricas e Fórmulas de Relatórios

Métricas nada mais são que quantidades mensuráveis através de um conjunto de dados. No Zoho Analytics, essas medidas podem ser feitas de forma personalizada através das fórmulas. Essas formulas podem ser colunas, agregadoras ou mesmo formulas de relatório.

Fórmulas de relatório são um dado criado pelo usuário a partir de um conjunto de dados dentro de um relatório (uma tabela pivô, um gráfico, uma visualização de resmo, etc). Essas fórmulas podem ser usadas exclusivamente no relatório onde foram criadas, e são ideais para a personalização ágil de relatórios.

Neste tutorial, é explicado como criar métricas através das fórmulas de relatório.

Criando uma Fórmula de Relatório

A criação de uma fórmula de relatório é um processo rápido e com poucos passos. Para cria-las, basta entrar no modo de edição do relatório onde a fórmula é necessária e seguir as etapas abaixo:

  1. Clique no ícone de adicionar fórmula (Ícone com retângulos e símbolo do somatório logo abaixo de “Eixo: y”.

Isso fará com que o Zoho Analytics abra uma janela para edição da fórmula desejada.

2. Abaixo do campo “Nome da coluna de fórmula” escreva o nome desejado para a fórmula (esse nome é o mesmo que aparecerá na legenda).

3. No campo “Tipo de dados” selecione o tipo de dado da coluna de fórmula.

4. No campo “Formula” insira a fórmula desejada para o relatório.

Essa fórmula deve conter apenas colunas usadas na visualização e pode ter os seguintes operadores: +, -, *, (), /, AND, OR, LIKE e IN.

5. Por fim, clique em “Salvar” para exibir o resultado da fórmula no gráfico.

Deixe uma resposta