O criador de bots não codificado é uma das plataformas de construção do Zoho SalesIQ para criar chatbots de conversação para o seu site. Essa plataforma sem código cria chatbots baseados em regras sem escrever uma única linha de código e gerencia conversas como um fluxograma. Nesta plataforma, o bot é construído apenas arrastando e soltando blocos como nome, e-mail, calendário, localização, encaminhamento etc., para coletar as informações necessárias do visitante, fazer conversas inteligentes, enviar mensagens/e-mails personalizados e executar ações com base nos requisitos de negócios.
Este é um exemplo da criação de um bot não codificado, note que a criação não é complexa sendo por meio de balões e condicionais semelhantes a um fluxograma. Você pode clicar na opção indicada na imagem para organizar automaticamente.
Como salvar informações do visitante em variáveis
Ao iniciar a conversa podemos pedir informações ao visitante como nome, e-mail, empresa e salva-las em variáveis que podem ser usados posteriormente.
Como usar o balão com opções
Usando o bloco “Botão” podemos adicionar um menu de opções em que o visitante escolhe dentre as alternativas e cada uma leva ao um balão de mensagem diferente.
Bloco "Predefinição" nos balões com opções
No caso dos blocos de opções, se o visitante não selecionar nenhuma opção disponível ou digitar alguma coisa no chat, o bot efetuará a bloco “Predefinição”. No exemplo o bloco irá redireciona-lo novamente para escolher uma opção.
Como retornar para balões anteriores
Se você quiser retornar a algum balão de diálogo anterior basta apenas puxar a seta para aquela caixa, ou de forma mais limpa usar o bloco “Enviar para” e escolher o cartão de destino. As duas formas são mostradas a seguir:
Como enviar links nos diálogos
Podemos enviar links para o visitante e redireciona-los a outras páginas. No próximo exemplo se o visitante clicar na opção de produtos disponíveis ele receberá uma informação e depois o bot enviará o link do principal produto da loja e depois ele irá retornar ao bloco de opções.
Como encaminhar o visitante para um operador humano
Usando o bloco “Encaminhar” o bot vai enviar o visitante para um operador determinado. Caso a operação não tenha sucesso pode ser por motivos de horas offline, operador não disponível ou operador inválido. Você tem opção de executar outra ação caso caia nessas condições adversas.
Usar blocos condicionais
Selecione o bloco “Encaminhador de critérios”, nele você pode determinar uma ou mais condições e as ações caso aquela condição seja verdadeira ou falsa.
Neste exemplo o visitante quer saber se pertence a área de entrega de uma loja, o bot irá verificar se ele reside na cidade de Belo Horizonte. Caso sim, o retorno será uma mensagem positiva, caso contrário o retorno será uma mensagem negativa.
Recursos adicionais
Temos alguns recursos complementares que podemos adicionar como calendário, cursor deslizante, localização, intervalos, e upload de arquivos.
Neste exemplo o visitante selecionou a opção “Localização da loja” a através do bloco de localização podemos informa-lo através de um mapa.
Bloco de Piloto automático
O bloco “Piloto automático” faz com que o bot a partir da requisição do visitante procure por artigos ou nas perguntas frequentes algum conteúdo para responder ao visitante. Em caso de falha ao encontrar um conteúdo é possível atribuir um ação.
Para maximizar essa ferramenta você deve enriquecer seus dados dentro do SalesIq em Recursos > artigos ou perguntas frequentes. Assim o bot terá mais conteúdo para oferecer ao cliente e menos chances de falha.
Encerrar atendimento com avaliação
Podemos encerrar o atendimento a qualquer momento usando o bloco “Terminar”, porém é interessante sempre antes de encerrar, você pedir a avalição do visitante através do bloco “Classificação”.
Exemplo
Veja mais esse exemplo que usa em conjunto algumas funcionalidades já explicadas:
Neste exemplo o visitante é uma empresa entrando em contato para fazer negócios. Após salvar o nome e o e-mail da empresa em variáveis, o bot enviará um e-mail para aquela empresa para começar a negociação e em caso de falha ou sucesso uma mensagem informará no chat.