Importação de dados da nuvem

Se os seus dados estão armazenados em um banco de dados em nuvem é possível importa-lós facilmente para o Zoho Analytics. Esse processo está descrito no tutorial abaixo, aqui fizemos um tutorial para a importação de dados do Azure, uma vez que essa plataforma é uma das comuns para computação em nuvem.

Configuração do Firewall

Antes de realizar a importação em si, é necessário configurar o Firewall do banco de dados para que o Zoho Analytics tenha permissão de acessar os dados. Isso deve ser feito no próprio sistema do banco de dados. Para fazer isso no banco do Azure, siga os passos abaixo:

  1. Da página inicial, clique em Todos os Recursos, e em seguida no banco de dados a ser importado.

2. Clique em Definir o Firewall do servidor.

3. Nessa página existe uma tabela com os campos “Nome da regra“, “IP Inicial” e “IP Final“. Essa tabela registra quais endereços de IP o Microsoft Azure permite acessar os dados do banco de dados, em que “IP Inicial” e “IP Final” indicam faixas de IPs que tem esse acesso. Para o Zoho Analytics americano (com “.com” no final), é necessário cadastrar as duas faixas de IP abaixo:

  • De 136.143.178.0 a 136.143.179.255
  • De 136.143.176.0 a 136.143.177.255

Para fazer isso, basta Inserir 136.143.178.0 no campo IP Inicial, 136.143.179.255 no campo IP Final, Escolher um nome em “Nome da regra” (pode ser qualquer um, desde que difira dos outros já existentes do Microsoft Azure, sugerimos “ZohoAnalytics1”) e apertar Enter. Faça o mesmo para a segunda faixa de IPs. (Para Zoho Analytics de outras regiões, consulte aqui)

4. Por fim, clique em “Salvar”

Uma vez seguidos esses passos, o Zoho Analytics já está habilitado para importar os dados do Azure.

Importando no Zoho Analytics.

Tendo o Firewall habilitado e o banco de dados preparado para a instalação, basta seguir os passos abaixo para a importação dos dados. Da página de importação de dados do Zoho Analytics, clique em “dos bancos de dados da nuvem”.

Preencha os espaços necessários para importação dos dados. Nesse caso, é importante ressaltar que o banco de dados, a depender de como foi instalado, suas permissões com o firewall do comutador.

  1. O primeiro campo é referente ao serviço de nuvem, se é Microsoft Azure, AWS e etc.
  2. O terceiro campo é o tipo de banco de dados, como MySQL, MS SQL Server, Maria DB, entre muitos outros.
  3. A seguir se descreve o Nome do servidor. Esse nome pode ser encontrado no banco de dados, e normalmente tem um formato parecido como de um link, tipo “tutoriais.database.windows.net”.
  4. A porta do Banco de dados. Esse valor já vem preenchido pelo Zoho Analytics, mas se necessário ele também pode ser especificado.
  5. Nome de usuário e senha para acesso ao banco de dados. Esses valores podem ser encontrados no próprio banco de dados, ou fornecidos pelo responsável pelo banco.
  6. Nome do banco de dados a ser importado, como na plataforma do banco.

Após clicar em próximo o Zoho Analytics fará a conexão com a base de dados (isso pode levar alguns minutos). Feita a conexão, é o momento de seleciona o tipo de importação para as tabelas. Existem 3 tipos possíveis:

  1. Tabela única. Nesse caso será importada uma única tabela do banco de dados, que pode ser selecionada na lista de tabelas encontradas no banco.
  2. Múltiplas tabelas. Essa opção é a utilizada para quando seu banco tem mais de uma tabela e desejado extrair apenas algumas ou todas elas. Nesse caso, terão duas listas com as tabelas disponíveis para a seleção, onde a direita são as tabelas disponíveis para seleção e as da esquerda são as tabelas selecionadas. É possível selecionar todas clicando na caixa acima da lista da esquerda, ou buscar as tabelas a serem selecionadas no botão de Busca.
  3. Consulta selecionada. É o melhor método para importar tabelas onde se deseja fazer um pré filtro ou operação nos dados antes da análise. Essa opção utiliza m bloco de texto escrito no formato de Seleção SQL.

A próxima etapa consiste na definição do espaço de trabalho dessa base de dados e configuração das tabelas no Zoho Analytics. O primeiro campo é o nome do espaço de trabalho, e diz respeito a como será chamado esse banco de dados no Zoho Analytics. O segundo campo é o Nome da tabela, e também é sobre como essa tabela será chamada no Analytics. O programa ainda permite colocar uma breve descrição da tabela no campo “Descrição“. Nessa mesma etapa, caso a importação feita seja de uma única tabela, é possível:

  1. Selecionar quais as colunas das tabelas importadas, clicando na caixa de seleção ao lado do nome de cada coluna
  2. Configurar o tipo de cada coluna (se ela é um nome, um e-mail, um numero), clicando no menu de seleção abaixo do nome de cada coluna.
  3. Renomear as colunas, clicando na engrenagem ao lado do nome da coluna.
  4. O que fazer com os erros que surgirem na importação,ao escolher entre:
    1. Configure o valor vazio para a coluna” (no qual o programa coloca o valor como nulo);
    2. Pule as linhas correspondentes” (o programa não importará as linhas em que algum valor está com erro);
    3. Não importe os dados” (as tabelas em que houver algum dado com problema não serão importadas);

A última etapa da importação diz respeito a repetição. Uma vez feita a conexão, o Zoho Analytics permite o agendamento periódico das importações, podendo ser desde a cada X horas a uma vez por mês. Para selecionar a frequência, escolha umas das opções no menu de seleção ao lado de “Repetir“, e em seguida configure quando será executada a importação. Nessa etapa também a partir de quantos erros na importação o usuário será notificado em seu email. É possível selecionar também se as novas colunas adicionadas nas tabelas serão adicionadas no Zoho Analytics ou não, ao clicar na caixa de seleção. Por fim, selecione como serão essas importações:

  1. Adicione registros no final“, para que a cada importação os novos dados sejam simplesmente adicionados, sem que os dados antigos sejam apagados (essa opção pode gerar repetição dos dados).
  2. Apagar os registros existentes e adicione“, para que a cada importação os dados sejam renovados, isto é, os dados antigos são apagados e os novos são inclusos.

Após clicar em “Criar“, o Zoho Analytics fará mais uma conexão com o banco de dados e iniciará a importação. A depender da base de dados essa operação pode levar alguns minutos, mas logo a base de dados estará disponível para análise.

Editando a importação do banco de dados

Feita a importação, ainda é possível editar configurações a respeito da conexão com a base dados e o agendamento da importação.

  1. Selecione o menu “Fonte de dados” na barra lateral esquerda. Caso a barra não esteja disponível, vá na pagina inicial do Zoho Analytics e clique em um espaço de trabalho. Talvez seja necessário clicar em “Mais” na barra lateral esquerda para que esta opção apareça.
  2. Selecione o banco de dados a ser editado.
  3. Para editar a conexão com a base de dados (como mudar a Porta da conexão, o nome da base de dados ou o tipo de conexão). Clique na opção “Edição conexão“, altere as opções desejadas e clique em “Salvar“.
  4. Para alterar a frequência com que o banco de dados é importado, clique em “Configurações de sincronização“, altere nas opções desejadas e clique em salvar.
  5. Para excluir a sincronização com o banco de dados, clique na engrenagem ao lado do banco de dados e selecione “Remover fonte de dados“. Esta opção remove apenas a sincronização, não removendo as tabelas.
  6. Para fazer uma sincronização pontual do banco de dados, clique em “(Sincronizar agora)“.

Deixe uma resposta