Indicadores-chave (KPI Widgets)

Indicadores são um elemento essencial na análise de dados. Também conhecidos como KPI (Key Perfomance Indicators), os indicadores-chave servem como uma maneira de se resumir conjuntos de dados em um único valor, e assim estabelecer metas para ele. Media de vendas por funcionário Total de vendas do ano anterior e Quantidade de pedidos por cliente são alguns exemplos de KPIs.

No Zoho Analytics, esses indicadores podem ser visualizados nos painéis, através de Widgets. Esses widgets nada mais são que cartões em que os valores são dispostos, e podem ser filtrados personalizados nas mais diferentes formas. Nesse tutorial será explicado como dispor esses indicadores em um painel, bom como personalizá-los.

Criando um widget

A criação do widget que mostra o indicador desejado é simples e rápida. Do Painel onde o widget será disposto, clique no botão “Widget”. O Zoho Analytics exibirá uma janela para configuração do widget.

  1. Selecione o tipo de widget desejado. Existem 9 widgets possíveis, podendo ter até 3 valores neles. Os 6 primeiros são apenas os valores em texto, para se ter um valor exato dos dados, enquanto os 3 últimos são imagens de barras e discos preenchidos de acordo com o tamanho dos dados, e são usados para a comparação dos indicadores com um valor de referência.
  2. Selecione a coluna dos dados e a maneira com que eles serão agrupados. Pode ser uma coluna em si ou uma fórmula agregadora, e qualquer coluna do espaço de trabalho pode ser selecionada nesse campo. A maneira como serão agrupados os dados (em “Agrupar por:”) é como serão agrupados os dados (por ano da coluna de data, por exemplo) caso seja desejado.
  3. Selecione os valores primeiro e secundários do indicador. O valor primário é o maior exibido no cartão, enquanto os secundários são os valores 2 e 3. No caso dos indicadores gráficos, selecione os valor que será disposto no gráfico, bem como a barra de meta ou limite (Destino) e o valor máximo do gráfico (Intervalo máximo). É possível abreviar esses valores pela unidade (mostrar em milhares, milhões, etc) clicando em “Formato“.
  4. Caso o indicador tenha uma seta de comparação, selecione os valores de comparação. Esse campo indica se a seta apontara para cima ou baixo, e normalmente se usa como comparação os valores primário e secundário.
  5. Por fim, clique em “Aplicar” para visualizar o filtro no painel.

E pronto, o indicador já está disponível para visualização e aplicação de filtros do usuário!

Filtros

É possível filtrar os dados usados no widget diretamente por ele. Esse filtro é fixo do widget, e pode ser implementado de forma rápida e intuitiva. Para isso, entre na aba de edição do indicador, que pode ser feito de duas formas: no mesmo momento de criação do widget ou clicando no lápis no canto superior direito do indicador.

  1. Da janela de edição do widget, clique na aba “Filtros“.
  2. Na primeira caixa abaixo de “Filtros:” Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro para o indicador.
  3. Colocada a coluna na primeira caixa,a segunda caixa exibirá os filtros possíveis para a coluna selecionada. Esses filtros são divididos em abas, em cada aba existem caixas de seleção para a escolha das condições de filtro. Se o dado for numérico ou de data, é possível inserir um filtro com intervalo especificado, clicando em “Adicionar novo intervalo” dentro da aba “Intervalos“.
  4. Acima da terceira caixa, selecione entre “Incluir itens” ou “excluir itens” para os filtros selecionados. Essas opções servem para selecionar o que vai ser feito com os dados do filtro, isto é, se vai manter todos os dados e excluir apenas os do filtro ou se vai incluir apenas os dados do filtro. O “X” vermelho ao lado de cada filtro permite exclui-lo.
  5. Por fim, clique em “Aplicar” para visualizar o resultado do filtro.

Personalização

O Zoho Analytics permite a personalização completa dos widgets, podendo alterar as cores, fontes, textos, símbolos e formatos de texto. Assim como os filtros, a personalização é implementada na janela de edição do indicador, que pode ser acessada no mesmo momento de criação do widget ou clicando no lápis no canto superior direito do widget. Em seguida, clique na aba “Configurações”.

  • Ao lado de “Temas” estão quadrados coloridos que implementam as personalizações pré-prontas do Zoho Analytics, clique em qualquer um deles para aplicar.
  • Ao lado de “Personalizado:”, O quadrado branco permite alterar a cor do fundo do widget, enquanto o “A” permite alterar a cor do texto.
  • O campo “Alinhamento” Permite trocar os textos do widget de centralizado para alinhado a esquerda ou a direita.
  • O campo “Rótulo:” Contem o nome do indicador e possivelmente seus valores, e é possível altera-lo trocando o texto nessa caixa pelo rótulo desejado.
  • O campo “Valor” contem o texto dos valores, e é possível adicionar texto antes ou depois deles, adicionando ao lado do “${Cost}.VALUE”.
  • As caixas de seleção abaixo de “Estilo de texto” É possível alterar a fonte, o tamanho, a cor, o alinhamento e estilo do texto de cada um dos campos do indicador.
  • Se o indicador for gráfico, é possível alterar o estilo do gráfico ao lado de “Tipo:”, bem como o estilo do marcador ao lado de “Marcador de destino“. as caixas de seleção na parte “Widget” permitem selecionar quais números aparecerão nesse marcador.

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