Quem usa o Zoho Analytics já sabe que o software tem uma alta variedade de aplicativos de onde é possível se extrair os dados, desde aplicativos Zoho como Zoho CRM, Zoho Finance, Zoho Projects, até aplicativos diversos. A lista é vasta e está descrita abaixo:
- Salesforce
- Microsoft Dynamics CRm
- Hubspot CRM
- Xero
- intuit QuickBooks
- QuickBooks Desktop
- Stripe
- Contabilidade do Sage
- Shopfy
- Zendesk
- Teamwork Desk
- Teamwork
- Bing ads
- Facebook Ads
- LinkedIn Ads
- MailChimp
- Alchemer
- SurveyMonkey
- Páginas do Facebook
- Facebook Competitive Analytics
- Ferramentas competitivas do Twitter
- Twitter Analytics
- YouTube
- ServiceNow
- Site24x7
- eventbrite
- Exact Online
- Nuvem de software Jira
- Páginas do LinkedIn
- WooCommerce
- Console de pesquisa do Google (beta)
- Bigin
- ServiceDesk Plus Cloud
- Google Ads
- Google Analytics
Os passos para importar os dados dessas fontes são simples e foram descritos abaixo. O processo é mais ou menos o mesmo para todas as plataformas, para esse tutorial estamos usando como exemplo uma importação do LinkedIn
- Da página de importação de dados, selecione o aplicativo desejado. O Zoho Analytics exibirá um aviso com uma breve descrição de como funciona a importação e quais as etapas. Clique em “Próximo”.
![](http://outsmart.com.br/wp-content/uploads/2022/01/0-1024x340.png)
![](http://outsmart.com.br/wp-content/uploads/2022/01/0.1.png)
2. A seguir está a etapa de autenticação. Nessa etapa também se define o Nome do espaço de trabalho, no campo “Nome do espaço de trabalho”, que é como ele aparecerá na página inicial do Zoho Analytics. Aqui, o proposito é ligar o Zoho Analytics à plataforma de onde serão extraídos os dados, por isso é necessário Autenticar a página do aplicativo, isto é, clicar em “Autenticar conta do ….”, fazer o login na conta e aceitar as permissões do Zoho Analytics. Nessa etapa é muito importante tomar a atenção se o navegador não está configurado para bloquear as notificações do Zoho Analytics, do contrário a página de login não se abrirá.
![](http://outsmart.com.br/wp-content/uploads/2022/01/1-4.png)
3. O próximo passo é configurar quais dados serão importados para o Analytics. No caso do LinkedIn, é possível selecionar a página de onde são puxados esses dados, os módulos e os campos, selecionando-os com as caixas de seleção ao lado de cada um. Para algumas plataformas, essa etapa não é tão diversa.
4. Selecionados os campos, é hora de definir a frequência e o momento em que se fará a importação dos dados. Abaixo de Qual a frequência é possível escolher entre “Diariamente”, em um horário definido ao lado, ou “Não agendado” para não importar periodicamente. Por fim, clique em “Criar”
![](http://outsmart.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2-3.png)
Em instantes, os dados da aplicação estarão disponíveis para análise no Zoho Analytics.