Painéis (Dashboards)

Análise de dados quase sempre envolve observar vários tipos de indicadores dos dados. Sejam gráficos, exibições de resumo ou mesmo indicadores numéricos, fato é que existem vários aspectos a serem observados nos dados analisados. Nesse sentido, é interessante juntar todos esses elementos em ma mesma página, como um relatório geral dinâmico dos dados. No Zoho Analytics, esses relatórios são possíveis através dos painéis.

Os painéis são uma ferramenta do Zoho Analytics onde é possível reunir todos os elementos disponíveis na plataforma (visualizações tabulares, mapas, visualizações de resumo, resultados de fórmulas agregadoras), além de inserir textos explicativos, imagens e até organizar os dados em abas. Nesse tutorial, será abordado como criar e personalizar os painéis.

Elaborando um painel

O primeiro passo para se elaborar um painel é justamente criar um. Isso pode ser feito de duas formas diferentes.

  1. Da página inicial do espaço de trabalho, clique em “+Criar” e em seguida em “Painel“.

Ou

  1. De algum dos elementos do espaço de trabalho, no modo de exibição clique no ícone de “+” e em seguida em “Novo Painel“.

Os painéis seguem o mesmo padrão de clique e arraste do Zoho Analytics, onde todos os elementos do espaço de trabalho estão em uma coluna à esquerda, e basta clicar e arrastar um dos elementos para que ele apareça no relatório.

2. Clique e arraste os elementos desejados para o dashboard.

3. Adicione os indicadores numéricos desejados. Isso pode ser feito de acordo com este tutorial.

4. Adicione as imagens desejadas. Para isso, clique em “Imagens” e em seguida selecione a imagem do seu computador (ou de uma URL) e as respectivas configurações de ajuste e alinhamento.

5. Adicione os textos desejados. Isso pode ser feito clicando em “Textos“. O Zoho Analytics disponibilizará uma caixa para edição de texto na tela, e basta adicionar o texto desejado e em seguida clicar em “Adicionar“.

6. Por fim, clique em “Salvar” e em seguida em “modo de exibição“.

Feito isso, o Painel estará disponível para visualização e compartilhamento. Ainda existem outras coisas que se da para fazer com o dashboard que o tornam mais eficiente, como os filtros de usuário e a personalização.

Filtros de usuário

Um dos principais dos apetrechos do Zoho Analytics são os filtros de usuário. Esses filtros são como botões interativos para o painel, e podem ser configurados para melhor atender o propósito do dashboard. A configuração desses filtros é simples, e pode ser feita com alguns passos.

  1. Do nodo de edição do painel, clique em “+ Filtros de usuários

Isso fará com que o Zoho Analytics abra uma caixa onde é possível arrastar as colunas que servirão de filtro de usuário.

2. Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro de usuário para a visualização.

Feito isso o filtro já está criado e pronto para ser usado, mas é interessante personaliza-lo de acordo com as necessidades de análise de dados.

3. Para personalizar o filtro de usuário, clique no ícone de lápis ao lado de seu nome. Isso abrirá um menu de personalização.

  • No campo “Filtrar nome de exibição” se encontra como aparecerá o nome do filtro. Por padrão o nome é o mesmo da coluna de referência, mas pode ser alterado.
  • O campo “Selecionar tipo de componente” permite escolher como será o filtro. Existem diversos tipos de filtro de usuário, e cada tipo de filtro exibe uma série de outras opções para personalização. Clique em OK para salvar as configurações do Filtro.

4. Para aumentar o tamanho que o filtro aparecerá na barra de opções, clique no ícone quadrado ao lado de se nome. Ao lado desse ícone existe um ícone de lixeira, que serve para excluir o filtro de usuário.

5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Gráfico“. Para ver o resultado e testar os filtros de usuário, clique “Salvar” e em seguida em “Modo de exibição“.

Personalizações

Os painéis do Zoho Analytics tem bastante liberdade de personalização. É possível alterar o tamanho dos objetos, mudar os temas e cores, organizar os gráficos em abas, entre outras personalizações. Aqui será explicado como fazer algumas dessas personalizações.

  1. Para mudar o tamanho dos objetos e sua organização, entre em modo de edição e clique no elemento que mudará de tamanho e ajuste as bordas para o tamanho desejado. Selecionando vários objetos de uma vez, é possível alterar vários tamanhos de uma única vez.

2. Para mudar as cores e formatos dos objetos, entre em modo de exibição e clique em Temas. Surgirá uma janela com algumas cores pré-definidas. Clicando no último círculo existem outras opções de cores, e o botão “personalizar” permite mudar a paleta de cores dos gráficos. Já o campo Layouts permite mudar a maneira como aparece os títulos de cada objeto.

3. Para criar abas, entre em modo de edição e clique em “Add Tab”. Essa opção criará uma aba que funciona como um painel em branco, onde é possível adicionar novos objetos e filtros de usuário.

Deixe uma resposta