Visualização de Mapas

A primeira coisa que vem a cabeça das pessoas quando se fala de análise de dados são gráficos. Isso é completamente justificado, uma vez que gráficos são uma excelente maneira de se entender os dados e obter insights sobre eles. O Zoho Analytics tem uma série de maneiras de se expor os dados em forma de gráfico, através das visualizações de mapa. Nesse tutorial, explicaremos as várias maneiras de expor gráficos no Zoho Analytics.

Criando uma visualização de mapa

Existem duas maneiras de se criar uma visualização de mapa

  1. Do espaço de trabalho onde está a tabela de referência. Clique em “+ Criar” e em seguida em “Visualização de mapa“. Surgirá na tela m menu para a seleção da tabela de onde as colunas serão usadas. Selecione a tabela desejada. Por fim clique em “OK

Ou

  1. Da tabela de referência para as colunas, clique no sinal de “+” no canto superior direito e em seguida em “Nova visualização de mapa“.

Feito um dos métodos acima, o Zoho Analytics apresentará a interface de criação e edição da visualização de mapa. Essa interface consiste no nome das colunas apresentados a esquerda, e os campos para preenchimento numa parra superior da tela.

2. Selecione as colunas a serem visualizadas no gráfico. Para isso, clique e arraste o nome da coluna desejada para os campos da aba “Gráfico“. Onde deve ser colocado cada campo depende do uso desejado para o gráfico. Os campos possíveis são:

  • Eixo X: São os dados apresentados no eixo horizontal do gráfico. Esse campo permite apenas uma coluna.
  • Eixo Y: São os dados apresentados no eixo vertical do gráfico. Esse campo permite o uso de várias colunas, quando não especificada o campo de cor.
  • Cor: É o campo que define se a cor dos dados serão ou não de acordo com um outro dado. É usado normalmente com colunas de classificação e com valores únicos limitados.
  • Texto: É o campo que define as legendas que aparecerão no gráfico. Normalmente esse campo é o mesmo que o campo do eixo Y.
  • Tamanho: Define o tamanho dos pontos, caso eles variem de acordo com uma coluna.
  • Incluir colunas na dica de ferramenta: São os dados que aparecem ao passar o mouse sobre os dados do mapa. Por padrão, os valores do Eixo y aparecem nessas dicas.

3. Na linha acima aba de Gráfico, selecione o tipo de Gráfico desejado. Existem 4 tipos principais de gráfico no Zoho Analytics.

  • Gráfico de Pizza: São gráficos que mostram os dados em uma roda particionada, em que cada parte representa um percentual do total. Podem ser feitos com os dados nos dois Eixos, em que o eixo X contem a descrição dos dados e o eixo Y os dados numéricos para a partição, ou com os dados em apenas um dos eixos, sendo nesse caso necessário definir qual a função agregadora desses (por padrão, se define a contagem dos dados). O gráfico de Pizza não permite colocar dados no campo de “Cor”, uma vez que os eixos já fazem essa diferenciação.
  • Gráfico de linhas: É um gráfico que mostra os dados como pontos em um plano XY, ligados através de uma linha. Podem ser feitos com os dados nos dois Eixos, em que o eixo X contem os dados do eixo horizontal e o eixo Y os dados do eixo vertical, ou com os dados em apenas um dos eixos, sendo nesse caso necessário definir qual a função agregadora desses (por padrão, se define a contagem dos dados).
  • Gráfico de Barra; É um gráfico que dispõe os dados como barras verticais ou horizontais. Essas barras podem ser empilhadas ou dispostas lado a lado, mas isso só faz diferença quando o campo “Cor” é especificado. Podem ser feitos com os dados nos dois Eixos, em que o eixo X contem os dados do eixo horizontal e o eixo Y os dados do eixo vertical, ou com os dados em apenas um dos eixos, sendo nesse caso necessário definir qual a função agregadora desses (por padrão, se define a contagem dos dados).
  • Gráfico de Mapa: É um gráfico baseado em algum mapa geográfico, que usa os dados de cada província, estado, pais e etc. Para esses gráficos, é importante que os dados de geolocalização estejam no eixo X, e os dados quantitativos em qualquer um dos outros campos.

4. Clicando no botão “Classificar“, abaixo do nome do mapa, é possível reordenar a ordem em que aparecem os objetos do gráfico, quando isso é possível. Para isso, clique na opção desejada entre as possibilidades.

5. Clicando no botão “Dividir Eixos” (quando disponível) é possível duplicar o número de eixos no gráfico, para gerar uma visualização mais resumida.

6. Clique em “Clique aqui para gerar Mapa” para gerar uma prévia de como está a visualização de mapa.

7. Clique em “Salvar” para salvar o gráfico. Se for a primeira vez que se salva a visualização, o Zoho Analytics exigirá que se escolha um nome a pasta para o gráfico, o que pode ser feito digitando o nome abaixo de “Nome:” e selecionando a pasta abaixo de “Salvar na pasta:”, é possível inserir uma descrição para a visualização nesse passo, digitando-a abaixo de “Descrição“. É necessário salvar o gráfico para personalizar seu estilo.

8. Clique em “Modo de exibição” para visualizar o gráfico por completo. É nesse modo onde se altera a visualização, se aplica filtros de usuário e se personaliza a visualização.

E com esses passos se cria uma visualização de mapa.

Filtros

Existem duas maneiras principais de se filtrar os dados de uma visualização do Zoho Analytics: Por filtros fixos, e por filtros de usuário. Os filtros fixos são filtros simples no conjunto de dados, que não são alteráveis no modo de exibição, apenas no projeto de edição. Para inserir filtros fixos, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização de mapa clique em “Filtros
  2. Na primeira caixa abaixo de “Filtros:” Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro para a visualização.
  3. Colocada a coluna na primeira caixa,a segunda caixa exibirá os filtros possíveis para a coluna selecionada. Esses filtros são divididos em abas, em cada aba existem caixas de seleção para a escolha das condições de filtro. Se o dado for numérico ou de data, é possível inserir um filtro com intervalo especificado, clicando em “Adicionar novo intervalo” dentro da aba “Intervalos“.
  4. Acima da terceira caixa, selecione entre “Incluir itens” ou “excluir itens” para os filtros selecionados. Essas opções servem pare selecionar o que vai ser feito com os dados do filtro, isto é, se vai manter todos os dados e excluir apenas os do filtro ou se vai incluir apenas os dados do filtro. O “X” vermelho ao lado de cada filtro permite exclui-lo.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Gráfico” para visualizar o resultado prévio do filtro. Para ver o resultado completo, clique em “Modo de exibição“.

Já os filtros de usuário são como botões selecionáveis no modo de exibição da visualização de mapa, para ser aplicado durante a visualização dos dados. Para inserir um Filtro de usuário, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização de mapa, clique em “Filtros de usuários
  2. Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro de usuário para a visualização. Feito isso o filtro já está criado e pronto para ser usado, mas é interessante personaliza-lo de acordo com as necessidades de análise de dados.
  3. Para personalizar o filtro de usuário, clique no ícone de lápis ao lado de seu nome. Isso abrirá um menu de personalização.
    1. No campo “Filtrar nome de exibição” se encontra como aparecerá o nome do filtro. Por padrão o nome é o mesmo da coluna de referência, mas pode ser alterado.
    2. O campo “Selecionar tipo de componente” permite escolher como será o filtro. Existem diversos tipos de filtro de usuário, e cada tipo de filtro exibe uma série de outras opções para personalização. Clique em OK para salvar as configurações do Filtro.
  4. Para aumentar o tamanho que o filtro aparecerá na barra de opções, clique no ícone quadrado ao lado de se nome. Ao lado desse ícone existe um ícone de lixeira, que serve para excluir o filtro de usuário.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Gráfico” . Para ver o resultado e testar os filtros de usuário, clique “Salvar” e em seguida em “Modo de exibição“.

Feito isso, os filtros aparecerão acima da visualização de mapa, para que o usuário os utilize para análise dos dados.

Personalização

É possível personalizar alguns aspectos do gráfico para gerar uma visualização mais coerente com o contexto do usuário e dos dados. Abaixo estão listados alguns itens alteráveis no gráfico, bem como a explicação de como alterá-los.

1. A cor dos objetos no gráfico. A grande maioria dos gráficos terá mais de uma cor envolvida para trazer mais informação em um mesmo gráfico. O Zoho Analytics define como padrão algumas cores, e para altera-las em seu gráfico basta clicar no quadrado dessa cor na aba de legenda, e em seguida selecionar a cor desejada.

2. Os eixos. Para alterar o nome que aparece em cada um dos eixos do gráfico, basta clicar na engrenagem no canto inferior direito. Clicando nesse ícone o Zoho Analytics exibirá um menu onde é possível alterar o rótulo dos eixos, bem como a fonte, a direção dos dados no eixo. Para aplicar as configurações, clique em “Aplicar“.

3. A ordem. Para alterar a classificação dos dados de forma ágil, basta clicar no ícone com ma seta para cima e uma para baixo, no canto inferior direito, e selecionar a classificação desejada.

Deixe uma resposta