Visualização de Resumo

Uma técnica importante na análise de dados é o agrupamento desses. No Zoho Analytics, esse agrupamento pode ser feito através de uma tabela Pivô, de uma consulta ou de uma visualização de resumo. O presente tutorial se propõe a explicar como fazer esse agrupamento usando a visualização de resumo, uma maneira rápia e intuitiva de agrupar dados de uma tabela.

Criando uma visualização de Resumo

Existem duas maneiras de se criar uma visualização de resumo:

  1. Do espaço de trabalho onde está a tabela de referência. Clique em “Criar” e em seguida em “Visualização de resumo“. Surgirá na tela m menu para a seleção da tabela de onde as colunas serão usadas. Selecione a tabela desejada. Por fim clique em “OK

Ou

  1. Da tabela de referência para as colunas, clique no sinal de “+” no canto superior direito e em seguida em “Nova visualização de resumo“.

Feito um dos métodos acima, o Zoho Analytics apresentará a interface de criação e edição da visualização de resumo. Essa interface consiste no nome das colunas apresentados a esquerda, e os campos para preenchimento numa parra superior da tela.

2. Selecione as colunas que servirão para agrupamento, isto é, as colunas por onde se resumirá os dados da tabela. Nesse campo normalmente se coloca uma ou duas colunas somente. Por exemplo: se a ideia é ver em média quanto cada filial gasta, a coluna de agrupamento é a de filial; Se o intuito é ver quanto se vende em cada mês do ano, o agrupamento é pela coluna de data.

Para selecionar as colunas, basta clicar e arrasta-las para o campo “Agrupar por“. No caso de colunas de data, é possível escolher qual parte da data será o agrupamento (o mês, a semana, o trimestre, o ano, o dia da semana, etc). Para valores numéricos muito distintos, o Zoho Analytics automaticamente criar faixas de valores para agrupar(de 10 a 20, de 20 a 30, etc).

3. Selecione as colunas que serão resumidas. Essas colunas podem ser uma coluna em si, como um agrupamento feito através de uma fórmula agregadora. As colunas são adicionadas no mesmo sistema do passo anterior, clicando e arrastando-as para o campo “Resumir:”. Caso seja adicionada uma coluna, é necessário especificar qual a função aplicada nesse agrupamento(se é o valor máximo, a soma, a média, etc). Clicando na caixa ao lado do nome da coluna.

4. Clique em “Clique aqui para gerar Resumo” para gerar uma prévia de como está a visualização de resumo.

6. Clique em “* Salvar” para salvar a tabela. Se for a primeira vez que se salva o resumo, o Zoho Analytics exigirá que se escolha um nome a pasta para a tabela, o que pode ser feito digitando o nome abaixo de “Nome:” e selecionando a pasta abaixo de “Salvar na pasta:”, é possível inserir uma descrição para a tabela nesse passo, digitando-a abaixo de “Descrição“. É necessário salvar a tabela para personalizar seu estilo.

7. Clique em “Modo de exibição” para visualizar a tabela por completo. É nesse modo onde se altera o resumo, se aplica filtros de usuário e se personaliza o resumo.

E com esses passos se cria uma visualização de resumo.


Filtros

Existem duas maneiras principais de se filtrar os dados de uma visualização do Zoho Analytics: Por filtros fixos, e por filtros de usuário. Os filtros fixos são filtros simples no conjunto de dados, que não são alteráveis no modo de exibição, apenas no projeto de edição. Para inserir filtros fixos, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização de resumo, clique em “Filtros
  2. Na primeira caixa abaixo de “Filtros:” Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro para a visualização.
  3. Colocada a coluna na primeira caixa,a segunda caixa exibirá os filtros possíveis para a coluna selecionada. Esses filtros são divididos em abas, em cada aba existem caixas de seleção para a escolha das condições de filtro. Se o dado for numérico ou de data, é possível inserir um filtro com intervalo especificado, clicando em “Adicionar novo intervalo” dentro da aba “Intervalos“.
  4. Acima da terceira caixa, selecione entre “Incluir itens” ou “excluir itens” para os filtros selecionados. Essas opções servem pare selecionar o que vai ser feito com os dados do filtro, isto é, se vai manter todos os dados e excluir apenas os do filtro ou se vai incluir apenas os dados do filtro. O “X” vermelho ao lado de cada filtro permite exclui-lo.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Resumo” para visualizar o resultado prévio do filtro. Para ver o resultado completo, clique em “Modo de exibição“.

Já os filtros de usuário são como botões selecionáveis no modo de exibição da visualização de resumo, para ser aplicado durante a visualização dos dados. Para inserir um Filtro de usuário, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização de resumo, clique em “Filtros de usuários
  2. Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro de usuário para a visualização. Feito isso o filtro já está criado e pronto para ser usado, mas é interessante personaliza-lo de acordo com as necessidades de análise de dados.
  3. Para personalizar o filtro de usuário, clique no ícone de lápis ao lado de seu nome. Isso abrirá um menu de personalização.
    1. No campo “Filtrar nome de exibição” se encontra como aparecerá o nome do filtro. Por padrão o nome é o mesmo da coluna de referência, mas pode ser alterado.
    2. O campo “Selecionar tipo de componente” permite escolher como será o filtro. Existem diversos tipos de filtro de usuário, e cada tipo de filtro exibe uma série de outras opções para personalização. Clique em OK para salvar as configurações do Filtro.
  4. Para aumentar o tamanho que o filtro aparecerá na barra de opções, clique no ícone quadrado ao lado de se nome. Ao lado desse ícone existe um ícone de lixeira, que serve para excluir o filtro de usuário.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Resumo” . Para ver o resultado e testar os filtros de usuário, clique “Salvar” e em seguida em “Modo de exibição“.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DD-Filtro-usuario.gif

Feito isso, os filtros aparecerão acima da visualização de resumo, para que o usuário os utilize para análise dos dados.

Personalização

O Zoho Analytics permite personalizar a visualização de resumo. É possível alterar a cor das colunas, fonte, o Layout, o espaçamento entre as linhas e o Zoom, tudo feito com passos simples e intuitivamente. Para faze-lo, basta clicar em “Temas” abaixo do nome da visualização,

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