Visualização Tabular

Uma maneira de se sintetizar os dados de ma tabela pelo Zoho Analytics é a Visualização Tabular. Essa ferramenta nada mais é que uma maneira de visualizar os dados de uma tabela de referência do Zoho Analytics, podendo aplicar filtros fixos e do usuário, além de certos agrupamentos dos dados presentes na tabela. Nesse tutorial, explicaremos como criar uma Visualização tabular, bem como aplicação dos filtros e como personalizar a Visualização tabular.

Criando uma visualização tabular

Existem duas maneiras de se criar uma visualização tabular:

  1. Do espaço de trabalho onde está a tabela de referência. Clique em “+ Criar” e em seguida em “Visualização tabular“. Surgirá na tela m menu para a seleção da tabela de onde as colunas serão usadas. Selecione a tabela desejada. Por fim clique em “OK

Ou

  1. Da tabela de referência para as colunas, clique no sinal de “+” no canto superior direito e em seguida em “Visualização tabela“.

Feito um dos métodos acima, o Zoho Analytics apresentará a interface de criação e edição da visualização tabular. Essa interface consiste no nome das colunas apresentados a esquerda, e os campos para preenchimento numa parra superior da tela.

2. Selecione as colunas a serem visualizadas na visualização. Para isso, clique e arraste o nome da coluna desejada para a caixa abaixo de “Colunas:”. Essas colunas aparecerão como uma coluna da tabela normal. Uma vez inserida, é possível mostrar um resumo dos da coluna no final da tabela, como o total, a média, a contagem e etc. Para isso, clique em “Real” ao lado do nome da coluna, e em seguida selecione os dados desejados no menu “Mostrar resumo“.

3. Caso deseje agrupar os dados de uma coluna por seção, arraste-a ate o campo “Agrupar por seção“. Esse tipo de agrupamento gera seções na tabela para cada categoria da coluna selecionada, podendo também ser resumida como o feito para colunas normais, clicando em “Real” ao lado do nome da coluna, e em seguida selecionando os dados desejados dentro do menu “Mostrar resumo“.

4. Caso deseje agrupar os dados de uma coluna por mostrando os agrupamentos como coluna, arraste-a ate o campo “Agrupar por bloco“. Esse tipo de agrupamento gera uma coluna com os dados selecionados, agrupando-os em blocos, e podendo também ser resumida como o feito para colunas normais, clicando em “Real” ao lado do nome da coluna, e em seguida selecionando os dados desejados dentro do menu “Mostrar resumo“.

5. Clique em “Clique aqui para gerar Tabular” para gerar uma prévia de como está a visualização tabular.

6. Clique em “Salvar” para salvar a tabela. Se for a primeira vez que se salva a visualização, o Zoho Analytics exigirá que se escolha um nome a pasta para a tabela, o que pode ser feito digitando o nome abaixo de “Nome:” e selecionando a pasta abaixo de “Salvar na pasta:”, é possível inserir uma descrição para a visualização nesse passo, digitando-a abaixo de “Descrição“. É necessário salvar a tabela para personalizar seu estilo.

7. Clique em “Modo de exibição” para visualizar a tabela por completo. É nesse modo onde se altera a visualização, se aplica filtros de usuário e se personaliza a visualização.

E com esses passos se cria uma visualização tabular.

Filtros

Existem duas maneiras principais de se filtrar os dados de uma visualização do Zoho Analytics: Por filtros fixos, e por filtros de usuário. Os filtros fixos são filtros simples no conjunto de dados, que não são alteráveis no modo de exibição, apenas no projeto de edição. Para inserir filtros fixos, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização tabular, clique em “Filtros
  2. Na primeira caixa abaixo de “Filtros:” Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro para a visualização.
  3. Colocada a coluna na primeira caixa,a segunda caixa exibirá os filtros possíveis para a coluna selecionada. Esses filtros são divididos em abas, em cada aba existem caixas de seleção para a escolha das condições de filtro. Se o dado for numérico ou de data, é possível inserir um filtro com intervalo especificado, clicando em “Adicionar novo intervalo” dentro da aba “Intervalos“.
  4. Acima da terceira caixa, selecione entre “Incluir itens” ou “excluir itens” para os filtros selecionados. Essas opções servem pare selecionar o que vai ser feito com os dados do filtro, isto é, se vai manter todos os dados e excluir apenas os do filtro ou se vai incluir apenas os dados do filtro. O “X” vermelho ao lado de cada filtro permite exclui-lo.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Tabular” para visualizar o resultado prévio do filtro. Para ver o resultado completo, clique em “Modo de exibição“.

Já os filtros de usuário são como botões selecionáveis no modo de exibição da visualização tabular, para ser aplicado durante a visualização dos dados. Para inserir um Filtro de usuário, basta seguir os passos abaixo:

  1. Do projeto de edição da visualização tabular, clique em “Filtros de usuários
  2. Clique e arraste as colunas com os dados que servirão como filtro de usuário para a visualização. Feito isso o filtro já está criado e pronto para ser usado, mas é interessante personaliza-lo de acordo com as necessidades de análise de dados.
  3. Para personalizar o filtro de usuário, clique no ícone de lápis ao lado de seu nome. Isso abrirá um menu de personalização.
    1. No campo “Filtrar nome de exibição” se encontra como aparecerá o nome do filtro. Por padrão o nome é o mesmo da coluna de referência, mas pode ser alterado.
    2. O campo “Selecionar tipo de componente” permite escolher como será o filtro. Existem diversos tipos de filtro de usuário, e cada tipo de filtro exibe uma série de outras opções para personalização. Clique em OK para salvar as configurações do Filtro.
  4. Para aumentar o tamanho que o filtro aparecerá na barra de opções, clique no ícone quadrado ao lado de se nome. Ao lado desse ícone existe um ícone de lixeira, que serve para excluir o filtro de usuário.
  5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Tabular” . Para ver o resultado e testar os filtros de usuário, clique “Salvar” e em seguida em “Modo de exibição“.

Feito isso, os filtros aparecerão acima da visualização tabular, para que o usuário os utilize para análise dos dados.

Estilos e personalização

O Zoho Analytics tem uma série de fatores personalizáveis dentro da Visualização tabular. É possível alterar a ordem em que os dados aparecem, formata-los (inclusive condicionalmente), ocultar o congelar colunas, além de permitir a alteração de todo o visual da tabela. Para realizar qualquer uma das opções, basta entrar no Modo de exibição da visualização tabular e seguir os passos abaixo:

  • No canto superior direito, logo acima da tabela, existem as opções possíveis para alterar a visualização. A primeira delas é o filtro. Ao clicar nela, surgem as opções de filtro abaixo do nome de cada coluna. A primeira opção abaixo do nome da coluna é a lógica do filtro, isto é, se ele selecionará todos os valores acima do especificado, abaixo, exceto e etc. A segunda opção é o valor propriamente para o filtro. Caso deseje filtrar em relação a algum valor ou texto, basta selecionar sua lógica e especificar os valores, e em seguida clicar em “Aplicar” ou apertar a tecla Enter. É possível salva-lo sempre que necessário, clicando em “Salvar“. Nesse caso, o filtro estará disponível para o uso na seta para baixo ao lado de “Filtro“.
  • A segunda ferramenta é a de Classificar os dados da visualização, isto é, reordena-los de acordo com uma coluna ascendente, decrescente, alfabética e etc. Existem duas formas de fazer isso, a primeira é clicando no nome da coluna, em seguida em “Classificar” e selecionar como será a classificação. A segunda é clicando na seta que aparece ao passar o mouse no nome da coluna.
  • A terceira opção é a de adicionar coluna de acordo com uma fórmula. Para isso, clique em “Adicionar” e em seguida em “Coluna de fórmula” e siga os passos desse tutorial aqui.
  • Outra opção presente nessa aba é a de alterar o Formato dos dados. Essa formatação pode ser geral (clicando em “Formato” e “Formatar coluna“) ou condicional (clicando em “Formato” e “Formatação condicional“). A formatação geral da coluna serve para alterar as mais diversas opções dos dados, como qual o formato da moeda, se vai usar vírgula ou ponto como decimal, arredondamento e afins. Já a formatação condicional serve para destacar alguns dados de acordo com o seu valor, como deixar vermelho as células com valor negativo ou destacar os valores acima de uma determinada meta.
  • Para congelar ou ocultar uma coluna, clique em “Mais” e em seguida em “congelar a coluna” ou “Mostrar/ocultar a coluna“. Congelar uma coluna quer dizer que ela vai sempre estar a mostra na tela, mesmo que se role a tabela horizontalmente, e é geralmente usado para se comparar dados que estão em uma das primeiras colunas com dados das últimas quando a visualização tabular é muito grande.
  • É possível alterar todo o tema da coluna também, clicando em “Temas“. Nessa aba existe a possibilidade de alterar as layout do tema (se as linhas vão ser listradas, se a última linha vai ter um destaque, etc). A cor de destaque do tema, a fonte do texto, o tamanho do texto (abaixo de “Zoom“) e o quão espaçado estarão os dados (abaixo de “Espaçamento de linha“).

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