{"id":4870,"date":"2022-01-25T11:46:58","date_gmt":"2022-01-25T14:46:58","guid":{"rendered":"http:\/\/outsmart.com.br?p=4870"},"modified":"2022-04-14T14:07:06","modified_gmt":"2022-04-14T17:07:06","slug":"visualizacao-de-resumo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/outsmart.com.br\/visualizacao-de-resumo\/","title":{"rendered":"Visualiza\u00e7\u00e3o de Resumo"},"content":{"rendered":"\n

Uma t\u00e9cnica importante na an\u00e1lise de dados \u00e9 o agrupamento desses. No Zoho Analytics, esse agrupamento pode ser feito atrav\u00e9s de uma tabela Piv\u00f4<\/a>, de uma consulta<\/a> ou de uma visualiza\u00e7\u00e3o de resumo<\/strong>. O presente tutorial se prop\u00f5e a explicar como fazer esse agrupamento usando a visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, uma maneira r\u00e1pia e intuitiva de agrupar dados de uma tabela.<\/p>\n\n\n\n

Criando uma visualiza\u00e7\u00e3o de Resumo<\/h2>\n\n\n\n

Existem duas maneiras de se criar uma visualiza\u00e7\u00e3o de resumo:<\/p>\n\n\n\n

  1. Do espa\u00e7o de trabalho onde est\u00e1 a tabela de refer\u00eancia. Clique em “Criar<\/strong>” e em seguida em “Visualiza\u00e7\u00e3o de resumo<\/strong>“. Surgir\u00e1 na tela m menu para a sele\u00e7\u00e3o da tabela de onde as colunas ser\u00e3o usadas. Selecione a tabela desejada. Por fim clique em “OK<\/strong>“<\/li><\/ol>\n\n\n\n
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    \"\"<\/figure>\n<\/div>\n<\/div>\n\n\n\n

    Ou<\/p>\n\n\n\n

    1. Da tabela de refer\u00eancia para as colunas, clique no sinal de “+” no canto superior direito e em seguida em “Nova visualiza\u00e7\u00e3o de resumo<\/strong>“.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
      \"\"<\/figure>\n\n\n\n

      Feito um dos m\u00e9todos acima, o Zoho Analytics apresentar\u00e1 a interface de cria\u00e7\u00e3o e edi\u00e7\u00e3o da visualiza\u00e7\u00e3o de resumo. Essa interface consiste no nome das colunas apresentados a esquerda, e os campos para preenchimento numa parra superior da tela. <\/p>\n\n\n\n

      2. Selecione as colunas que servir\u00e3o para agrupamento, isto \u00e9, as colunas por onde se resumir\u00e1 os dados da tabela. Nesse campo normalmente se coloca uma ou duas colunas somente. Por exemplo: se a ideia \u00e9 ver em m\u00e9dia quanto cada filial gasta, a coluna de agrupamento \u00e9 a de filial; Se o intuito \u00e9 ver quanto se vende em cada m\u00eas do ano, o agrupamento \u00e9 pela coluna de data.<\/p>\n\n\n\n

      Para selecionar as colunas, basta clicar e arrasta-las para o campo “Agrupar por<\/strong>“. No caso de colunas de data, \u00e9 poss\u00edvel escolher qual parte da data ser\u00e1 o agrupamento (o m\u00eas, a semana, o trimestre, o ano, o dia da semana, etc). Para valores num\u00e9ricos muito distintos, o Zoho Analytics automaticamente criar faixas de valores para agrupar(de 10 a 20, de 20 a 30, etc).<\/p>\n\n\n\n

      3. Selecione as colunas que ser\u00e3o resumidas. Essas colunas podem ser uma coluna em si, como um agrupamento feito atrav\u00e9s de uma f\u00f3rmula agregadora<\/a>. As colunas s\u00e3o adicionadas no mesmo sistema do passo anterior, clicando e arrastando-as para o campo “Resumir:”. Caso seja adicionada uma coluna, \u00e9 necess\u00e1rio especificar qual a fun\u00e7\u00e3o aplicada nesse agrupamento(se \u00e9 o valor m\u00e1ximo, a soma, a m\u00e9dia, etc). Clicando na caixa ao lado do nome da coluna.<\/p>\n\n\n\n

      4. Clique em “Clique aqui para gerar Resumo<\/strong>” para gerar uma pr\u00e9via de como est\u00e1 a visualiza\u00e7\u00e3o de resumo.<\/p>\n\n\n\n

      \"\"<\/figure>\n\n\n\n

      6. Clique em “* Salvar<\/strong>” para salvar a tabela. Se for a primeira vez que se salva o resumo, o Zoho Analytics exigir\u00e1 que se escolha um nome a pasta para a tabela, o que pode ser feito digitando o nome abaixo de “Nome<\/strong>:” e selecionando a pasta abaixo de “Salvar na pasta<\/strong>:”, \u00e9 poss\u00edvel inserir uma descri\u00e7\u00e3o para a tabela nesse passo, digitando-a abaixo de “Descri\u00e7\u00e3o<\/strong>“. \u00c9 necess\u00e1rio salvar a tabela para personalizar seu estilo.<\/p>\n\n\n\n

      7. Clique em “Modo de exibi\u00e7\u00e3o<\/strong>” para visualizar a tabela por completo. \u00c9 nesse modo onde se altera o resumo, se aplica filtros de usu\u00e1rio e se personaliza o resumo.<\/p>\n\n\n\n

      \"\"<\/figure>\n\n\n\n

      E com esses passos se cria uma visualiza\u00e7\u00e3o de resumo. <\/p>\n\n\n\n


      Filtros<\/h2>\n\n\n\n

      Existem duas maneiras principais de se filtrar os dados de uma visualiza\u00e7\u00e3o do Zoho Analytics: Por filtros fixos, e por filtros de usu\u00e1rio. Os filtros fixos s\u00e3o filtros simples no conjunto de dados, que n\u00e3o s\u00e3o alter\u00e1veis no modo de exibi\u00e7\u00e3o, apenas no projeto de edi\u00e7\u00e3o. Para inserir filtros fixos, basta seguir os passos abaixo:<\/p>\n\n\n\n

      1. Do projeto de edi\u00e7\u00e3o da visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, clique em “Filtros<\/strong>“<\/li>
      2. Na primeira caixa abaixo de “Filtros<\/strong>:” Clique e arraste as colunas com os dados que servir\u00e3o como filtro para a visualiza\u00e7\u00e3o.<\/li>
      3. Colocada a coluna na primeira caixa,a segunda caixa exibir\u00e1 os filtros poss\u00edveis para a coluna selecionada. Esses filtros s\u00e3o divididos em abas, em cada aba existem caixas de sele\u00e7\u00e3o para a escolha das condi\u00e7\u00f5es de filtro. Se o dado for num\u00e9rico ou de data, \u00e9 poss\u00edvel inserir um filtro com intervalo especificado, clicando em “Adicionar novo intervalo<\/strong>” dentro da aba “Intervalos<\/strong>“.<\/li>
      4. Acima da terceira caixa, selecione entre “Incluir itens<\/strong>” ou “excluir itens<\/strong>” para os filtros selecionados. Essas op\u00e7\u00f5es servem pare selecionar o que vai ser feito com os dados do filtro, isto \u00e9, se vai manter todos os dados e excluir apenas os do filtro ou se vai incluir apenas os dados do filtro. O “X” vermelho ao lado de cada filtro permite exclui-lo.<\/li>
      5. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Resumo<\/strong>” para visualizar o resultado pr\u00e9vio do filtro. Para ver o resultado completo, clique em “Modo de exibi\u00e7\u00e3o<\/strong>“.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
        \"\"<\/figure>\n\n\n\n

        J\u00e1 os filtros de usu\u00e1rio s\u00e3o como bot\u00f5es selecion\u00e1veis no modo de exibi\u00e7\u00e3o da visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, para ser aplicado durante a visualiza\u00e7\u00e3o dos dados. Para inserir um Filtro de usu\u00e1rio, basta seguir os passos abaixo:<\/p>\n\n\n\n

        1. Do projeto de edi\u00e7\u00e3o da visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, clique em “Filtros de usu\u00e1rios<\/strong>“<\/li>
        2. Clique e arraste as colunas com os dados que servir\u00e3o como filtro de usu\u00e1rio para a visualiza\u00e7\u00e3o. Feito isso o filtro j\u00e1 est\u00e1 criado e pronto para ser usado, mas \u00e9 interessante personaliza-lo de acordo com as necessidades de an\u00e1lise de dados.<\/li>
        3. Para personalizar o filtro de usu\u00e1rio, clique no \u00edcone de l\u00e1pis ao lado de seu nome. Isso abrir\u00e1 um menu de personaliza\u00e7\u00e3o.
          1. No campo “Filtrar nome de exibi\u00e7\u00e3o<\/strong>” se encontra como aparecer\u00e1 o nome do filtro. Por padr\u00e3o o nome \u00e9 o mesmo da coluna de refer\u00eancia, mas pode ser alterado.<\/li>
          2. O campo “Selecionar tipo de componente<\/strong>” permite escolher como ser\u00e1 o filtro. Existem diversos tipos de filtro de usu\u00e1rio, e cada tipo de filtro exibe uma s\u00e9rie de outras op\u00e7\u00f5es para personaliza\u00e7\u00e3o. Clique em OK para salvar as configura\u00e7\u00f5es do Filtro.<\/li><\/ol><\/li>
          3. Para aumentar o tamanho que o filtro aparecer\u00e1 na barra de op\u00e7\u00f5es, clique no \u00edcone quadrado ao lado de se nome. Ao lado desse \u00edcone existe um \u00edcone de lixeira, que serve para excluir o filtro de usu\u00e1rio.<\/li>
          4. Por fim, clique em “Clique aqui para gerar Resumo<\/strong>” . Para ver o resultado e testar os filtros de usu\u00e1rio, clique “Salvar<\/strong>” e em seguida em “Modo de exibi\u00e7\u00e3o<\/strong>“.<\/li><\/ol>\n\n\n\n
            \"O<\/figure>\n\n\n\n

            Feito isso, os filtros aparecer\u00e3o acima da visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, para que o usu\u00e1rio os utilize para an\u00e1lise dos dados.<\/p>\n\n\n\n

            Personaliza\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

            O Zoho Analytics permite personalizar a visualiza\u00e7\u00e3o de resumo. \u00c9 poss\u00edvel alterar a cor das colunas, fonte, o Layout, o espa\u00e7amento entre as linhas e o Zoom, tudo feito com passos simples e intuitivamente. Para faze-lo, basta clicar em “Temas<\/strong>” abaixo do nome da visualiza\u00e7\u00e3o,<\/p>\n\n\n\n

            \"\"<\/figure>\n\n\n\n

            <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

            Uma t\u00e9cnica importante na an\u00e1lise de dados \u00e9 o agrupamento desses. No Zoho Analytics, esse agrupamento pode ser feito atrav\u00e9s de uma tabela Piv\u00f4, de uma consulta ou de uma visualiza\u00e7\u00e3o de resumo. O presente tutorial se prop\u00f5e a explicar como fazer esse agrupamento usando a visualiza\u00e7\u00e3o de resumo, uma maneira r\u00e1pia e intuitiva de […]<\/p>\n","protected":false},"author":13,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[23],"tags":[],"class_list":["post-4870","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-zoho-analytics","entry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4870","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/13"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4870"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4870\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5280,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4870\/revisions\/5280"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4870"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4870"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4870"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}