{"id":4975,"date":"2022-02-14T09:33:08","date_gmt":"2022-02-14T12:33:08","guid":{"rendered":"http:\/\/outsmart.com.br?p=4975"},"modified":"2022-04-14T11:51:29","modified_gmt":"2022-04-14T14:51:29","slug":"previsoes-com-o-zoho-analytics","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/outsmart.com.br\/previsoes-com-o-zoho-analytics\/","title":{"rendered":"Previs\u00f5es com o Zoho Analytics"},"content":{"rendered":"\n

As melhores previs\u00f5es poss\u00edveis para o futuro s\u00e3o feitas atrav\u00e9s da an\u00e1lise dos dados. Atrav\u00e9s dessas previs\u00f5es, \u00e9 poss\u00edvel incrementar a todas e decis\u00f5es, al\u00e9m de conter poss\u00edveis danos ou simplesmente ter uma no\u00e7\u00e3o do que vem por a\u00ed no futuro da empresa. No Zoho Analytics, essas previs\u00f5es s\u00e3o feitas atrav\u00e9s de gr\u00e1ficos, podendo escolher diferentes m\u00e9todos de previs\u00e3o. O procedimento \u00e9 bem simples e est\u00e1 descrido abaixo. <\/p>\n\n\n\n

Criando previs\u00f5es<\/h2>\n\n\n\n

Embora muito simples, a cria\u00e7\u00e3o de previs\u00f5es tem alguns detalhes importantes a serem observados. Para criar as previs\u00f5es, \u00e9 necess\u00e1rio ter o gr\u00e1fico j\u00e1 pronto, com o dado de data no eixo X e os dados a serem previstos no eixo Y. A cria\u00e7\u00e3o de gr\u00e1ficos (visualiza\u00e7\u00f5es de mapa) est\u00e1 descrita aqui.<\/a> O gr\u00e1fico tamb\u00e9m n\u00e3o pode est\u00e1 com nenhum tipo de filtro num\u00e9rico, do contr\u00e1rio as previs\u00f5es estar\u00e3o desabilitadas.<\/p>\n\n\n\n

  1. Do modo de edi\u00e7\u00e3o dos gr\u00e1ficos, clique no bot\u00e3o de “An\u00e1lise<\/strong>” em seguida em “Previs\u00f5es<\/strong>.”<\/li><\/ol>\n\n\n\n
    \"\"<\/figure>\n\n\n\n

    2. Clique em “Adicionar previs\u00e3o<\/strong>” e em seguida no dado que ser\u00e1 previsto.<\/p>\n\n\n\n

    \"\"<\/figure>\n\n\n\n

    Isso far\u00e1 com que uma linha surja na tela com as configura\u00e7\u00f5es da previs\u00e3o. O pr\u00f3ximo passo \u00e9 ajusta-las.<\/p>\n\n\n\n

    \"\"<\/figure>\n\n\n\n

    3. A primeira configura\u00e7\u00e3o serve para selecionar o modelo de previs\u00e3o entre “autom\u00e1tico” e “personalizado”. Escolhendo o autom\u00e1tico o Zoho Analytics selecionar\u00e1 o modelo com previs\u00f5es mais precisas para o conjunto de dados, enquanto o personalizado permite escolher exatamente o modelo de previs\u00e3o a ser usado. <\/p>\n\n\n\n

    4. O campo “Dura\u00e7\u00e3o da previs\u00e3o<\/strong>” permite escolher quantas unidades de tempo a frente o Zoho Analytics tentar\u00e1 prever. Escolhendo, por exemplo, 5 semanas, o aplicativo retorna as previs\u00f5es para as pr\u00f3ximas 5 semanas. <\/p>\n\n\n\n

    5. O campo “Ignorar o ultimo<\/strong>” permite selecionar se os \u00faltimos valores ser\u00e3o desconsiderados. Esse campo serve para remover das previs\u00f5es valores que est\u00e3o incompletos ou que s\u00e3o n\u00e3o condizentes com a realidade.<\/p>\n\n\n\n

    6. O campo “Percentual de confian\u00e7a<\/strong>” permite selecionar o quanto de precis\u00e3o ter\u00e3o as barras de incerteza dos dados. Escolhendo por exemplo “70%” indica que as barras de previs\u00e3o marcadas no gr\u00e1fico ter\u00e3o 70% de precis\u00e3o, ou em outras palavras, existe 70% de chance do valor marcado para o futuro estar dentro dessas barras de incerteza.<\/p>\n\n\n\n

    7. O campo “Nome da Legenda<\/strong>” permite alterar como ser\u00e1 o titulo dos dados de previs\u00e3o na legenda.<\/p>\n\n\n\n

    8. O campo “Formatando<\/strong>” permite alterar o estilo e cor da previs\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

    9. As tr\u00eas caixas de sele\u00e7\u00e3o abaixo da linha com as configura\u00e7\u00f5es da previs\u00e3o permitem selecionar o que aparecer\u00e1 no gr\u00e1fico. A primeira \u00e9 se os valores ignorados no passo 5 aparecer\u00e3o, enquanto a segunda indica se a previs\u00e3o aparecer\u00e1 na legenda do gr\u00e1fico e o terceiro se os valores num\u00e9ricos da previs\u00e3o estar\u00e3o dispon\u00edveis para consulta no gr\u00e1fico.<\/p>\n\n\n\n

    10. Feita as configura\u00e7\u00f5es, clique em “Aplicar<\/strong>“<\/p>\n\n\n\n

    \"\"<\/figure>\n\n\n\n

    E assim, a previs\u00e3o constru\u00edda aparece no gr\u00e1fico. Passando o mouse sobre os valores de previs\u00e3o, \u00e9 poss\u00edvel ver os valores num\u00e9ricos previstos, bem como o intervalo previsto pelo percentual de confian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

    Personaliza\u00e7\u00e3o do modelo de previs\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

    O Zoho Analytics pode automaticamente selecionar o melhor modelo de previs\u00e3o para os conjuntos de dados. Entretanto, as vezes o usu\u00e1rio precisa especificar o modelo de predi\u00e7\u00e3o. Isso \u00e9 poss\u00edvel mudando o campo de modelo de previs\u00e3o para personalizado, no passo 3 do tutorial acima.<\/p>\n\n\n\n

    ARIMA<\/strong>(Auto-Regressive Integrated Moving Average): \u00c9 um m\u00e9todo de previs\u00e3o que leva em conta transforma\u00e7\u00f5es sucessivas, at\u00e9 que se obtenha um modelo com menos barulho branco. Os par\u00e2metros podem ter ajustados tanto na ARIMA como em sua parte de modelagem sazonal. <\/p>\n\n\n\n

    \"\"<\/figure>\n\n\n\n
    • Autorregressiva:<\/strong> Indica o n\u00famero de par\u00e2metros auto-regressivos da s\u00e9rie de dados.<\/li>
    • Diferencia\u00e7\u00e3o:<\/strong> Indica a quantidade de vezes que um ponto dos dados precisa ser diferenciado (diminu\u00eddo) para que se tenha um sinal estacion\u00e1rio. <\/li>
    • M\u00e9dia m\u00f3vel<\/strong>: Indica o n\u00famero de valores anteriores que s\u00e3o considerados em cada momento da s\u00e9rie temporal.<\/li>
    • Frequ\u00eancia: <\/strong>Indica a quantidade de dados entre uma repeti\u00e7\u00e3o e outra, isto \u00e9, frequ\u00eancia com que ha repeti\u00e7\u00e3o nos dados da s\u00e9rie. <\/li><\/ul>\n\n\n\n

      ETS<\/strong> (Exponential Smoothing Technique): \u00c9 uma t\u00e9cnica de previs\u00e3o que se baseia na valoriza\u00e7\u00e3o exponencial dos valores mais recentes, isto \u00e9, quanto mais antigo o valor, menos relevante ele \u00e9 para a previs\u00e3o. \u00c9 poss\u00edvel escolhera tendenciaria (Trend) e Sazonalidade (Seasonality). Os par\u00e2metros da ETS Tamb\u00e9m podem ser personalizados, mudando de “Autom\u00e1tico” para “Personalizado” e definindo seus valores.<\/p>\n\n\n\n

      • Alfa: <\/strong>\u00c9 o fator de suaviza\u00e7\u00e3o da previs\u00e3o. Indica o quanto a import\u00e2ncia dos valores do passado decair\u00e1 exponencialmente. Deve ser entre 0 e 1.<\/li>
      • Beta:<\/strong> \u00c9 o fator de suaviza\u00e7\u00e3o da tend\u00eancia, tamb\u00e9m deve ser entre 0 e 1.<\/li>
      • Gama: <\/strong>\u00c9 o fator de suaviza\u00e7\u00e3o da sazonalidade, e controla o quanto esta influenciar\u00e1 na previs\u00e3o., tamb\u00e9m deve ser entre 0 e 1.<\/li>
      • Fi: <\/strong> \u00c9 o fator de amortecimento do gr\u00e1fico da previs\u00e3o. tamb\u00e9m deve ser entre 0 e 1.<\/li>
      • Frequ\u00eancia<\/strong>: Indica a quantidade de dados antes da repeti\u00e7\u00e3o, isto \u00e9, o quanto os dados se repetem ao longo da serie temporal.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
        \"\"<\/figure>\n\n\n\n

        STL<\/strong>(Seasonality Trend Loess Decomposition): \u00c9 uma t\u00e9cnica de previs\u00e3o que leva em conta os dados como sazonais para retornar uma previs\u00e3o com tend\u00eancia, sazonalidade e componentes de erro. Pode ser aditiva ou multiplicativa, e \u00e9 poss\u00edvel especificar a frequ\u00eancia dos dados. <\/p>\n\n\n\n

        \"\"<\/figure>\n\n\n\n

        Regress\u00e3o: <\/strong> \u00c9 um modelo de previs\u00e3o que leva em conta a regress\u00e3o dos dados atrav\u00e9s de uma fun\u00e7\u00e3o matem\u00e1tica predeterminada. Pode ser:<\/p>\n\n\n\n

        • Linear<\/strong>: Gr\u00e1fico de linha.<\/li>
        • Logar\u00edtmica<\/strong>: Com base em um crescimento logar\u00edtmico.<\/li>
        • Exponencial<\/strong>: Com base em um crescimento ou decrescimento exponencial.<\/li>
        • Potencia: <\/strong> Com base em uma s\u00e9rie de pot\u00eancias. <\/li>
        • Polinomial<\/strong>: Um polin\u00f4mio de grau determinado.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
          \"\"<\/figure>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

          As melhores previs\u00f5es poss\u00edveis para o futuro s\u00e3o feitas atrav\u00e9s da an\u00e1lise dos dados. Atrav\u00e9s dessas previs\u00f5es, \u00e9 poss\u00edvel incrementar a todas e decis\u00f5es, al\u00e9m de conter poss\u00edveis danos ou simplesmente ter uma no\u00e7\u00e3o do que vem por a\u00ed no futuro da empresa. No Zoho Analytics, essas previs\u00f5es s\u00e3o feitas atrav\u00e9s de gr\u00e1ficos, podendo escolher […]<\/p>\n","protected":false},"author":13,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[23],"tags":[],"class_list":["post-4975","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-zoho-analytics","entry"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4975","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/13"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4975"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4975\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5272,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4975\/revisions\/5272"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4975"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4975"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/outsmart.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4975"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}