A/B Campanhas Teste

O teste A/B (também conhecido como “split testing“) é uma ferramenta para ajudá-lo a comparar duas versões diferentes de uma campanha de e-mail. Para executar um teste A/B, crie duas versões de um e-mail e atribua tráfego igual a ambas as versões. Quando o período de teste terminar, você verá qual versão teve mais aberturas e cliques.


Depois de ter os resultados, a versão vencedora pode ser enviada para o restante dos destinatários ou passar por mais experimentação iterativa para melhorar os resultados. Lembre-se de que o público-alvo geralmente se baseia em dados demográficos, geográficos e comportamentais, portanto, os resultados dos testes de um grupo podem não refletir as reações de outro.

Criando sua primeira campanha A/B

Em um teste A/B, você selecionará e revisará elementos de sua campanha de e-mail. Essa mudança pode ser qualquer coisa, desde um leve ajuste nos detalhes do remetente à linha de assunto ou até uma reformulação completa do conteúdo do e-mail. Envie o controle (versão original) para uma metade do grupo de teste e a variante para a outra metade.

Configuração:

  1. Selecione Campanhas na barra de navegação, e clique em Campanhas Avançadas.
  2. Clique em Criar Campanha.
  3. Vá até a categoria Teste A/B, é clique em Criar Nova.
  4. Coloque o nome da Campanha de Teste.
  5. Selecione os parâmetros de teste do seu e-mail, temos três opções:
    • Assunto
    • Detalhes do Remetente
    • Conteúdo da mensagem de correio-e
  6. Escolha a proporção do grupo de teste.
  7. Decida como a campanha vencedora será escolhida, dentre as três escolhas dadas:
    • Baseado em Taxa de Abertura: A versão com maior taxa de abertura será a vencedora.
    • Baseado em Taxa de Cliques: A versão com maior taxa de cliques dentro da campanha será a vencedora.
    • Manualmente: Selecione a versão vencedora manualmente, pelos relatórios do teste A/B.
  8. Selecione a duração do teste.
  9. Clique em Próximo. Os próximos passos podem variar, dependendo das suas escolhas.

Variantes

Usando detalhes do assunto ou do remetente como o parâmetro de teste:

  1. Insira a linha de assunto ou os detalhes do remetente para ambas as versões, dependendo do elemento de teste selecionado na página de configuração.

Usar conteúdo como elemento de teste

  1. Insira duas versões de conteúdo diferentes nas áreas de texto.
  2. Clique em Avançar para prosseguir.

Configurar Conteúdo

  1. Na página Conteúdo, selecione HTML e texto sem formatação ou HTML somente como seu tipo de e-mail.
  2. Escolha uma opção de conteúdo entre as seguintes seleções:
    • Templates – crie um e-mail em HTML usando nossos layouts de modelo.
    • Importar/Carregar – Importe um e-mail HTML existente e imagens como um arquivo .zip.
    • Editor de HTML – crie um e-mail em HTML usando nosso editor de HTML.
    • Importar da nuvem – Importe conteúdo de vários serviços de armazenamento em nuvem.
  3. Clique em Próximo.

Escolha os destinatários

Por fim, selecione uma lista ou segmento para receber sua campanha e clique em Continuar. A campanha de teste A/B agora será enviada para revisão. Assim que a revisão for concluída, você pode enviar a campanha.

Relatórios de Teste A/B

Assim que uma campanha de teste A/B for enviada, o grupo de teste será monitorado por suas aberturas e cliques. Você pode visualizar as métricas de cada versão em Relatórios de teste A/B. A versão vencedora será enviada aos demais contatos.

Deixe uma resposta