Botão Higienizar Telefone

Nesse tutorial iremos inserir um botão no módulo contatos que vai higienizar o telefone do registro.

Na página inicial do CRM vamos em <Configurações>

Em Personalizar selecionamos <Módulos e campos>

Selecionamos o Módulo que vamos inserir o botão, neste exemplo vamos no módulo <Contatos>

Abaixo de Contatos, selecionamos <Links e Botões>

Escolhemos Novo Botão

Devemos passar algumas especificações para o botão como: Nome do Botão, Descrição, Local e Ação.

Neste exemplo vamos fazer da seguinte forma:

Nome do botão: Higieniza Telefone.

Descrição: Higieniza Telefone do Módulo Contatos.

Onde você deseja colocar o botão: Quando visualizarmos um registro no módulo contatos.

Qual ação você deseja que o botão realize: Gravando Função

Vamos criar uma nova função passando as especificações conforme imagem abaixo, depois selecionamos criar.

Logo vai abrir uma pagina para criarmos a função usando Deluge

Conforme imagem abaixo clicamos em Edit Arguments, logo atribuímos um nome a variável como “id”, ao lado passamos o “#”  que vai nos dar a opção de selecionar os campos do módulo, selecionamos ID Contato, clicamos em pronto salvar.

Adicionamos o código abaixo no Deluge 

				
					//obter registro no crm
registro = zoho.crm.getRecordById("Contacts",id);
/* HIGIENIZA TELEFONE */
//obter telefone do registro 
varTelefone = registro.get("Phone");
// remove caracteres que não seja números
varTelefone = varTelefone.removeAllAlpha().remove("-").remove(" ");
//variaveis de DDD e DDI
CodigoArea = 31;
CodePais = 55;
// Condições 
// Sem DDD e DDI
if(varTelefone.length() == 8 || varTelefone.length() == 9)
{
	varTelefone = "+" + CodePais + CodigoArea + varTelefone;
}
//Com DDD e sem DDI
else if(varTelefone.length() == 10 || varTelefone.length() == 11)
{
	varTelefone = "+" + CodePais + varTelefone;
}
//Com DDD e DDI
else if(varTelefone.length() == 12 || varTelefone.length() == 13)
{
	varTelefone = "+" + varTelefone;
}
else if(varTelefone.length() == 14 || varTelefone.length() == 15)
{
}
else
{
	return "Numero Incorreto!";
}
// atualiza o registro com telefone higienizado
registro.put("Phone",varTelefone);
return zoho.crm.updateRecord("Contacts",id,registro);
				
			

Clicamos em Salvar após adicionar o código.

Próximo passo é escolher quem vai visualizar o botão, neste caso vai ser o Administrador e Padrão. Clicamos em Salvar

Agora vamos localizar o botão, selecionamos um contato já existente dentro do módulo Contatos do CRM.

Abaixo podemos perceber que esse contato esta com telefone não formatado, vamos higieniza-lo. Neste caso temos mais de um botão criado então clicamos na seta superior do lado direito para exibir todos, e assim localizamos o botão Higienizar Telefone, clicamos no mesmo.

Logo após carregar, o telefone vai ser higienizado conforme imagem abaixo.

Lembrando que esse tutorial foi somente um exemplo, usamos código de área 31 e o do País +55, mas você deve aplicar de acordo com a necessidade de seu negocio.

Deixe uma resposta