Importação de dados Zoho CRM para o Zoho Analytics

O Zoho Analytics tem total integração com o Zoho CRM, permitindo a importação de dados de forma rápida e intuitiva. Neste tutorial, vou explicar como importar seus dados em segundos, com alguns detalhes sobre o processo.

Página de importação de dados

O primeiro passo é chegar na página de importação de dados. Existem algumas formas de fazer isso e você pode fazer de uma forma mais universal.

  1. Clique no ícone do Zoho Analytics (canto superior esquerdo) . Esse botão leva à página inicial do Analytics, e não é necessário se você já estiver nesta página.
  2. Clique em “Importar dados” (canto superior direito). Esse botão leva à página de importação dos dados, ela serve como ponto de partida para importação dos dados de qualquer plataforma.

Importando propriamente

O segundo passo é ativar a importação. Se já existir essa importação em seu Zoho Analytics esse passo não é nem necessário e nem possível.

  1. Clique no Botão do Zoho CRM. Caso o aviso aparecerá em sua plataforma, clique em próximo.
  2. Escolha e digite o nome do espaço de trabalho. É possível colocar uma descrição para esse espaço clicando em “+ Descrição do espaço de trabalho”.
  3. Selecione a organização de onde serão importados os dados.
  4. Escolha os dados que serão importados. Nesse caso, cada modulo do Zoho CRM tem um conjunto de dados que podem ser importados para o Analytics. Para escolher cada um deles, clique no módulo (à esquerda) e os campos (à direita). É possível selecionar todos os campos de um módulo clicando na caixa de seleção acima dos campos. Alguns módulos e campos são obrigatórios de se importar e não podem ser removidos.
  5. Selecione a frequência com que esses dados serão importados, podendo ser diário (em um horário definido). Para que essa importação não se repita selecione “Não agendado”.
  6. Clique em Criar.

E em alguns instantes os dados do se Zoho CRM estarão disponíveis para análise.

Editar configurações da importação

Caso queira alterar a frequência com que seus dados são importados ou mesmo alterar os campos do Zoho CRM que estão sendo importados, basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Da página inicial, clique em um dos espaços de trabalho existentes. Pode ser o do próprio CRM
  2. Clique em Fontes de dados (na barra lateral esquerda).
  3. Clique no espaço de nome dado ao seu espaço de trabalho, se ele já não estiver selecionado.
  4. Clique em “Editar configuração”. Está em azul, do lado do nome do seu espaço de trabalho.
  5. Edite as configurações necessárias de módulo, campo ou agendamento.
  6. Clique em Salvar.

E pronto! A importação de seu banco de dados do CRM já está editada.

Deixe uma resposta