Alertas de dados

A gestão dos dados tem sido cada vez mais necessária no ambiente corporativo. A análise dos dados pode servir para varios propósitos dentro da organização: tomar decisões, conter riscos ou mesmo alertar problemas eminentes.

No Zoho Analytics, existe uma ferramenta para notificação do usuário de quando um determinado dado atinge um determinado patamar. Essa ferramenta, chamada alerta, pode ser aplicada em gráficos, visualizações de resumo e visualizações de pivô, e está disponível em qualquer um dos planos pagos para o Zoho Analytics.

Criando Alertas

Do modo de exibição do objeto onde estão os dados para se ter um alerta, siga os passos abaixo para cria-lós:

  1. Clique no botão de alerta no canto superior direito (o botão com ícone de relógio) e clique em “Criar alerta“.

Isso fará com que o Zoho Analytics abra um menu com as opções para a configuração do alerta.

2. no campo “Nome do alerta” digite o nome do alerta, isto é, como ele será exibido no menu de alertas.

3. No campo “Condições” é onde se configura as condições necessárias para que o alerta seja ativado. A primeira caixa é o dado que servirá de referência a segunda é o tipo de condição para esse dado (se ele tem que ser maior que um determinado valor estar dentro de um intervalo, etc) e a terceira são valores numéricos.

Caso sejam adicionadas mais de uma condições, surgirá um campo “Expressão da condição“, em que é possível especificar se todas as condições precisam ser satisfeitas, se apenas uma delas, dentre outras configurações possíveis para as condições.

4. No campo “Qual a frequência” é onde se especifica a frequência com que o Zoho Analytics verificará o cumprimento da condição de alerta. Essa frequência pode ser desde “Mensalmente” até “De hora em hora“, e os critérios estão nas caixas de seleção ao lado, (Que dia do mês será feita a verificação, de quantas em quantas horas etc). Nesse mesmo campo existe uma caixa de seleção que especifica se o alerta será a cada verificação em que a condição é cumprida ou se apenas na primeira vez que ela acontecer.

5. O último campo permite configurar o que será feito quando o Alerta for cumprido. É possível fazer uma notificação por email ou no aplicativo do Analytics, bem como mensagens no Slack ou no Microsoft Teams e até uma solicitação webhook. Os detalhes de como será a notificação (O corpo da mensagem, quem será notificado por email, etc) podem ser especificados clicando em “Editar” ao lado de cada ação.

6. Por fim, clique em “Salvar” para criar o alerta.

As configurações do alerta podem ser acessadas clicando no ícone de alerta e em seguida em “Gerenciar Alertas” Esse campo abre um menu onde é possível ver todos os alertas daquele relatório, bem como executar o alerta agora, mudar suas configurações e ver o histórico de execuções.

Deixe uma resposta