Zoho CRM – Sandbox

O sandbox nos permite gerenciar mudanças no CRM sem afetar o ambiente de produção. Isso significa que podemos fazer alterações no Zoho CRM, e sempre que o resultado for positivo, podemos integra-los ao CRM para o ambiente de produção. Dessa forma, você pode se sentir muito mais seguro com relação às alterações em suas configurações, pois agora você pode testá-las, identificar problemas e corrigi-los antes de levá-los para sua configuração de trabalho real.

Criar Sandbox

Para criar Sandbox

  1. Vá para  ConfiguraçãoAdministração de dados Sandbox .
  2. Na  página Sandbox, insira os seguintes detalhes na seção Sandbox Information  .
    • Nome : digite um nome para o Sandbox.
    • Descrição : Escreva uma breve descrição do Sandbox.
    • Acessível para : adicionar usuários para dar-lhes acesso ao Sandbox e suas configurações.
  3. Clique em  Salvar

Acesse o Sandbox

Para acessar o Sandbox

  1. Vá para ConfiguraçãoAdministração de dados > Sandbox .
  2. Na  página Sandbox , clique no botão  Go to Sandbox  no canto superior direito.
  3. Uma nova guia do CRM é aberta com uma faixa de opções de caixa de areia laranja na parte superior, denotando que a guia atual é uma caixa de areia. 

O que diferencia o Sandbox é uma fita amarela no topo da pag (conforme imagem abaixo) o que ele realmente faz, copia cada campo, cada fluxo de trabalho e cada função em um ambiente de teste. Vale ressaltar que quando criado o Sandbox não copia os dados do CRM.

Agora vamos realizar uma ação dentro do Sandbox, selecionamos <Configurações> e vamos selecionar dentro de <Personalização> <Módulos e campos> 

Neste exemplos vamos usar o módulo <Contatos>

Selecionamos no campo azul a direita <Novo layout> 

Vamos fazer algumas alterações no módulo Contatos.
Nos três pontos no campo primeiro nome selecionamos a opção <Marcar como obrigatório>

Outra alteração que vamos fazer é incluir um campo de Data teste
Na coluna da esquerda temos os campos que podemos adicionar no módulo, sendo assim vamos arrastar o campo de Data para dentro do Contato Informações e selecionamos Salvar no canto direito superior

Podemos fazer múltiplas alterações. Voltando para a página da Sandbox, vamos atualizar a página (refresh) o log incluirá duas mudanças diferentes, essas são as mudanças que criamos.

Para implementar essas mudanças para o ambiente de produção real vamos observar que, existe um campo de seleção das mudanças criadas, podemos selecionar tudo ou somente a que queremos e assim selecionar a opção Implantar alterações para a produção.

E pronto, quando formos em contatos no CRM podemos ver que as mudanças foram feitas.

Pontos para lembrar 
  • O Sandbox não permite instalar extensões;

  • Atualmente, o Sandbox permitirá a implantação na produção de Perfis, Funções, Configurações de Compartilhamento de Dados, Grupos, Multi-moeda, Gerenciamento de Território, Automação, Personalização, Modelos, Cronogramas Personalizados, Formulários da Web, Regras de Resposta Automática, Regras de Fluxo de Trabalho, Blueprint. No entanto, o Sandbox atualmente não oferece suporte a Regras de pontuação.

  • O Sandbox permite que você teste o que acontece não apenas quando você adiciona novas configurações, mas também quando edita ou exclui uma configuração existente.

  • Emails enviados do ambiente Sandbox não serão entregues aos destinatários.

  • Emails  acionados por meio de regras de fluxo de trabalho ou projetos não serão entregues, mas exibidos na lista relacionada de email do registro.

  • A migração de dados de outras fontes de CRM não é possível no Sandbox. Você pode importar registros para os módulos específicos.

  • Atualizar um campo na sandbox e implantar as mudanças na produção sobrescreverá as propriedades do campo existentes. 
    Por exemplo, se o campo de e-mail estiver marcado como “obrigatório” no sandbox e como “campo exclusivo” na produção. Então, após a implantação, a propriedade do campo será substituída por obrigatória. 
     
  • Para saber se você está trabalhando no ambiente Sandbox ou na configuração de produção, procure uma faixa laranja brilhante  Sandbox. Isso é usado para diferenciar o Sandbox de sua configuração de produção.

  • Sandbox serve apenas para testar configurações no Zoho CRM. Os registros que você insere no Sandbox não podem ser implantados na produção.

  • Você pode selecionar todas as mudanças ou as necessárias parcialmente do Conjunto de Mudanças e, em seguida, implantá-las na produção.

  • Depois de implementar as mudanças na produção, as mudanças restantes no conjunto de mudanças serão retidas até a próxima atualização.

  • Você pode atualizar as configurações do Sandbox usando a opção Atualizar configurações uma vez a cada 3 dias. Quando você atualiza as configurações, todas as configurações existentes do Sandbox são excluídas e o ambiente do Sandbox espelha a configuração de produção mais recente.

  • As mudanças implantadas por meio do Sandbox nos últimos 6 meses serão listadas na   seção Logs de implantação  da página Sandbox. 

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