Nesse tutorial iremos inserir um botão no módulo contatos que vai higienizar o telefone do registro.
Na página inicial do CRM vamos em <Configurações>
Em Personalizar selecionamos <Módulos e campos>
Selecionamos o Módulo que vamos inserir o botão, neste exemplo vamos no módulo <Contatos>
Abaixo de Contatos, selecionamos <Links e Botões>
Escolhemos Novo Botão
Devemos passar algumas especificações para o botão como: Nome do Botão, Descrição, Local e Ação.
Neste exemplo vamos fazer da seguinte forma:
Nome do botão: Higieniza Telefone.
Descrição: Higieniza Telefone do Módulo Contatos.
Onde você deseja colocar o botão: Quando visualizarmos um registro no módulo contatos.
Qual ação você deseja que o botão realize: Gravando Função
Vamos criar uma nova função passando as especificações conforme imagem abaixo, depois selecionamos criar.
Logo vai abrir uma pagina para criarmos a função usando Deluge
Conforme imagem abaixo clicamos em Edit Arguments, logo atribuímos um nome a variável como “id”, ao lado passamos o “#” que vai nos dar a opção de selecionar os campos do módulo, selecionamos ID Contato, clicamos em pronto e salvar.
Adicionamos o código abaixo no Deluge
//obter registro no crm
registro = zoho.crm.getRecordById("Contacts",id);
/* HIGIENIZA TELEFONE */
//obter telefone do registro
varTelefone = registro.get("Phone");
// remove caracteres que não seja números
varTelefone = varTelefone.removeAllAlpha().remove("-").remove(" ");
//variaveis de DDD e DDI
CodigoArea = 31;
CodePais = 55;
// Condições
// Sem DDD e DDI
if(varTelefone.length() == 8 || varTelefone.length() == 9)
{
varTelefone = "+" + CodePais + CodigoArea + varTelefone;
}
//Com DDD e sem DDI
else if(varTelefone.length() == 10 || varTelefone.length() == 11)
{
varTelefone = "+" + CodePais + varTelefone;
}
//Com DDD e DDI
else if(varTelefone.length() == 12 || varTelefone.length() == 13)
{
varTelefone = "+" + varTelefone;
}
else if(varTelefone.length() == 14 || varTelefone.length() == 15)
{
}
else
{
return "Numero Incorreto!";
}
// atualiza o registro com telefone higienizado
registro.put("Phone",varTelefone);
return zoho.crm.updateRecord("Contacts",id,registro);
Clicamos em Salvar após adicionar o código.
Próximo passo é escolher quem vai visualizar o botão, neste caso vai ser o Administrador e Padrão. Clicamos em Salvar
Agora vamos localizar o botão, selecionamos um contato já existente dentro do módulo Contatos do CRM.
Abaixo podemos perceber que esse contato esta com telefone não formatado, vamos higieniza-lo. Neste caso temos mais de um botão criado então clicamos na seta superior do lado direito para exibir todos, e assim localizamos o botão Higienizar Telefone, clicamos no mesmo.
Logo após carregar, o telefone vai ser higienizado conforme imagem abaixo.
Lembrando que esse tutorial foi somente um exemplo, usamos código de área 31 e o do País +55, mas você deve aplicar de acordo com a necessidade de seu negocio.