Vamos aprender a configurar uma campanha no Zoho Campaigns?
1. Na página inicial, clique no botão Criar campanha. Ou clique na barra lateral esquerda, procure por campanhas e clique em Campanhas Normais. A página de informações básicas será aberta.
2. Clique no ícone Editar,no canto superior esquerdo para nomear sua campanha.
Clique em Adicionar à pasta para adicionar a campanha a uma pasta, se desejar.
3. Clique em Salvar depois de inserir o nome.
4. Clique em Adicionar assunto (Add Subject). Insira a linha de assunto e o texto do pré-cabeçalho do e-mail e clique em Salvar.
5. Clique em Adicionar detalhes do remetente (Add Sender Details), e insira o nome do remetente.
6. Clique em (Controlo de respostas) para mostrar detalhes para resposta. Ative o rastreamento de resposta, insira um endereço para resposta e clique em Salvar.
7. Clique em Adicionar destinatários para selecionar os contatos que receberão esta campanha por e-mail.
8. Selecione as listas que deseja, e clique em Salvar.
9. Opcionalmente, clique em Excluir contactos para impedir que contatos específicos recebam a campanha.
10. Você pode excluir contatos com base em uma campanha que você enviou a eles anteriormente ou na lista de e-mails na qual eles estão. Selecione a campanha de e-mail e/ou lista de e-mails e clique em Salvar.
11. Clique em Criar conteúdo para projetar o conteúdo de sua campanha de e-mail.
12. Selecione um modelo de uma de nossas opções disponíveis:
1. Modelos Básicos
2. Modelos feitos previamente3. Modelos Guardados
13. Se você já estiver pronto com o conteúdo ou quiser outras maneiras de adicionar um, oferecemos opções alternativas para adicionar o conteúdo.
- Editor de HTML – Selecione essa opção se deseja enviar sua campanha com imagens visuais e logotipos. O destinatário de sua campanha deve usar um navegador/cliente de e-mail e um dispositivo que suporte esse formato.
- Editor de Texto: Estes são e-mails simples, sem imagens ou logotipos. O objetivo é enviar sua mensagem sem perder nenhum conteúdo.E-mails de texto simples têm um alto grau de entregabilidade (sem perda de conteúdo).
3. Importar/Upload HTML: Com esta opção, você pode importar o conteúdo HTML para o seu e-mail. Selecione seu arquivo HTML, bem como quaisquer imagens relacionadas, e carregue-os. Você pode importar de seu desktop ou de serviços em nuvem, como Zoho Docs, Google Drive, Dropbox, etc.
4. Enviado Recentemente: Se você já enviou campanhas por e-mail, pode usar o conteúdo de uma campanha anterior como um modelo para sua nova campanha.
15. Adicione seu conteúdo e clique em Salvar e Próximo.
16. Você pode enviar um e-mail de teste para ver como a mensagem aparecerá na caixa de entrada dos destinatários.Clique em Enviar e-mail de teste.
17. Selecione os endereços de e-mail para os quais deseja enviar o e-mail de teste. Você pode selecionar até 5 endereços de e-mail e clicar no botão Enviar e-mail de teste.
18. Clique em Visualização da caixa de entrada para ver como seu e-mail ficará em diferentes caixas de entrada e aparelhos.
19. Adicione um cabeçalho e rodapé para sua campanha clicando em Alterar.
20. Se você deseja promover sua campanha de e-mail em várias mídias sociais, clique em Conectar conta.
21. Selecione a mídia na qual deseja promover sua campanha e clique em Salvar.
22. Clique em Mostrar opções avançadas para configurar rastreamento, integrações e calendário para sua campanha de e-mail. Você pode escolher rastrear URL de texto simples, rastrear URLs usando Google Analytics e rastrear visualizações de vídeo no Wistia. Basta ativar o botão de alternância para iniciar o rastreamento.
23. Configure ações de resposta para os contatos que responderam à campanha por e-mail.24. Finalmente, envie sua campanha para revisão.
25. Depois que sua campanha for revisada, você pode optar por enviá-la imediatamente ou programá-la para ser enviada em uma data posterior. Você também pode enviá-los em lotes.
26. Se você optar por agendar sua campanha, terá três opções para enviá-la.
Envie em um horário e fuso horário fixos
Envie no fuso horário do destinatário
Boas Práticas na hora da criação de sua Campanha
Algumas práticas permitem que um percentual maior de e-mails sejam entregues e na caixa de entrada, enquanto outras são garantia de que o conteúdo será marcado como spam. Ao criar a sua campanha, tenha em mente:
1. Evite usar URLs encurtados para hiperlinks em seu conteúdo.
2. Certifique-se de que os URLs que você usa são válidos.
3. As imagens que você usa em seu conteúdo devem ter menos de 1 MB de tamanho.
4. Certifique-se de ter mais texto do que imagens no conteúdo
5. Em grande parte das vezes, as imagens simplesmente não serão exibidas. As principais plataformas e ferramentas de e-mail possuem alguma forma de bloqueio automático de imagens. Se o seu conteúdo for composto apenas por imagens, é quase certo de que ele não será exibido.
Políticas de Uso do Zoho Campaigns
Há também algumas políticas, quando estiver utilizando o Zoho Campaigns, tais como:
1. Respeite direitos de propriedade intelectual ou outros direitos proprietários de qualquer parte.
2. Não envie conteúdo pornográfico e/ou obsceno.
3. Respeite as leis.
4. Abstenha de enviar e-mails que possam ser considerados como atividades enganosas, como esquemas de pirâmide, marketing multinível (MLM), marketing afiliado, otimização de mecanismo de busca (SEO) e fraude por clique.
5. Não enviar e-mails que interfiram ou interrompam o funcionamento do Zoho Campaigns, ou que prejudiquem a reputação do serviço.
Consentimento
Você precisa ter recebido consentimento explícito do seu contato antes de começar a mandar e-mails comerciais. O consentimento deve ter sido fornecido individualmente através de um ato consciente pelo contato. O consentimento não concedido eletronicamente exigirá confirmação por escrito do detentor do endereço.
Monitoramento e controle
Para evitar spam e detectar possíveis violações desses Termos, a Zoho reserva-se o direito de monitorar e analisar o conteúdo das suas campanhas por e-mail manualmente e através de ferramentas automatizadas. A Zoho também pode copiar o conteúdo das campanhas por e-mail e transmitir cópias do conteúdo a afiliados e prestadores de serviços com a finalidade de analisar o conteúdo e desenvolver uma ferramenta automatizada para detecção de spam e outras violações desses Termos. A Zoho também se reserva o direito de controlar campanhas por e-mail enviadas por você, especialmente se você estiver enviando campanhas por e-mail para uma lista de contatos pela primeira vez.