Conceitos Básicos

Metodologias Ágeis

Com foco no cliente final e na entrega de valor, os métodos ágeis são projetados para estimular a gestão de processos para garantir o controle e possíveis ajustes frequentes. É uma filosofia que promove o trabalho em equipe, a colaboração entre os colaboradores e a inteligência coletiva.

Basicamente, os métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes projetadas para entregar produtos de alta qualidade mais rapidamente, empregando métodos de negócios que alinham o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa. Este processo dá ao cliente a oportunidade de conhecer antecipadamente o resultado do trabalho, aumentando assim a sinergia entre a empresa, o cliente e o projeto.

Scrum

O Scrum é um conjunto de melhores práticas para gerenciar projetos complexos onde todas as etapas ou requisitos são desconhecidos, ele foca nos membros da equipe e torna o processo mais simples e claro, pois mantém um registro visível do progresso de todas as etapas. Assim, os participantes sabem em que estágio o projeto está, o que foi feito e o que ainda precisa ser feito.

O método também permite a apresentação do produto em menor tempo sem descuidar da qualidade. É aplicado a partir de ciclos rápidos chamados sprints, onde há um tempo definido para a conclusão da atividade.

Sprints

Um sprint é um período curto e fixo durante o qual uma equipe Scrum trabalha para concluir uma certa quantidade de trabalho. Sprints estão no centro do Scrum e das metodologias ágeis, e usá-los corretamente ajudará sua equipe ágil a entregar produtos melhores com menos problemas.

Deixe uma resposta