Adicionando Fórmulas

No contexto do Zoho Analytics, as fórmulas são operações realizadas nos dados de uma ou mais tabelas que retornam dados. Essas fórmulas são muito uteis para preparação e análise dos dados, por permitirem a alteração dos dados de forma rápida e intuitiva. Para a criação dessas fórmulas, o Zoho Analytics provem uma série de funções predefinidas para o tratamento de datas, textos e números. Existem dois tipos principais de uso para as fórmulas no Zoho Analytics:

  • Colunas de fórmula: são colunas geradas a partir de operações realizadas em outras colunas da base de dados. Essas colunas podem ser adicionadas à tabela de onde os dados da operação são importados ou em uma tabela de consulta. Um tutorial sobre essas fórmulas se encontra aqui. Abaixo têm-se um exemplo de coluna de fórmula, usada para classificar os clientes potenciais entre “Aberto”(Open) e “Ganho”(Won).
  • Formulas Agregadoras: São formulas aplicadas nas colunas de dados que geram algum tipo de agregação ou resumo dos dados, como soma, média, variância e etc. Diferente das Colunas de Fórmula, elas não são adicionadas como uma nova coluna, mas simum novo elemento da tabela que pode ser usado nos relatórios e análises. Um tutorial sobre a aplicação dessas fórmulas se encontra aqui. Na imagem abaixo tem-se o uso de uma fórmula agregadora, nesse caso usada para contar o número de lideranças convertidas.

Deixe uma resposta